Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

5 de agosto de 2013

Falha afeta circulação de trens do Metrô em São Paulo

O descarrilamento de um trem afeta a circulação do Metrô em São Paulo nesta segunda-feira (5). Segundo a companhia, o problema ocorreu no fim da manhã entre as estações Barra Funda e Santa Cecília, na Linha 3 - Vermelha. Em nota, o Metrô pediu que os passageiros evitam a Linha 3 e que já abriu sindicância para apurar o acidente (veja íntegra abaixo). 
O descarrilamento também afeta a circulação de trens nas linhas 1 - Azul e 2 - Verde do Metrô desde o início da tarde.
Às 16h40, a operação do Metrô ocorria com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações. Além disso, a entrada em algumas estações estava sendo limitada para evitar tumultos nas plataformas e uma maior segurança dos usuários, sobretudo na Linha Vermelha. Não há previsão para que a situação seja normalizada.
De acordo com o Metrô, um "descarrilamento de rodas de um trem ocorreu às 11h53, próximo à estação Barra Funda, na Linha 3". Os passageiros foram retirados pela passarela de emergência. Por causa do problema, no trecho entre as estações Barra Funda e Santa Cecília, os trens circulavam em via única.
Mapa (Foto: Arte/G1)
O Metrô informa que os trens não estão fora de circulação, mas operam lentamente também nas Linhas 1 e 2.
Os passageiros da linha Vermelha podem utilizar os trens da Linha 7 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Barra Funda, para seguir até o Centro.
Nota do Metrô
Veja abaixo íntegra da nota divulgada pela companhia:
"Em razão da ocorrência registrada no final desta manhã com trem na região da estação Palmeiras-Barra Funda, o Metrô está solicitando aos usuários que evitem utilizar a Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras-Barra Funda) e optem preferencialmente por utilizar as linhas da CPTM no retorno para casa.

Para os usuários que querem chegar até Palmeiras-Barra Funda, a melhor opção é utilizar a Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Luz) da CPTM, fazendo transferência na estação Luz, tanto na Linha 1-Azul quanto na Linha 4-Amarela.

Já para quem segue no sentido contrário, em direção a zona Leste, a melhor alternativa é utilizar a Linha 11- Coral ( Luz-Guaianazes), a partir da estação Luz até o Tatuapé, onde a transferência está sendo realizada gratuitamente, para depois seguir viagem de metrô até Corinthians-Itaquera.

O Metrô adotará uma série de medidas operacionais para garantir a segurança dos usuários durante a volta para casa. A circulação dos trens será efetuada com velocidade reduzida e maior tempo de parada em todas as estações da Linha 3-Vermelha. Já nas linhas 1-Azul e 2-Verde, a circulação dos trens também será realizada com restrição de velocidade e haverá contenção de fluxo nas estações de transferência.

Para evitar lotação nas plataformas, haverá contenção de fluxo nas estações do trecho oeste, entre Palmeiras-Barra Funda e Anhangabaú, nos acessos e bloqueios de entrada das estações. Caso haja necessidade operacional, essa contenção poderá ser implantada em outras estações.
No trecho entre as estações Santa Cecília e Palmeiras-Barra Funda, as composições continuarão a circular em via singela (via única).

Cartazes nas estações informam os usuários sobre o problema e orientam sobre as alternativas de viagem, com a indicação de preferencialmente utilizar a CPTM.

Na Linha 4-Amarela, mensagem sonora orienta os usuários a realizar transferência em Luz, evitando a estação República.

O Metrô informa que instaurou sindicância interna, com prazo de até 30 dias, para apurar as causas do acidente."
Fila de passageiros na estação Barra Funda do Metrô, em São Paulo (SP), na tarde desta segunda-feira (5). Um descarrilamento de trem provocou transtornos na Linha 3-Vermelha do metrô de São Paulo. (Foto: Marcos Bizzotto/Futura Press/Estadão Conteúdo)Fila de passageiros na estação Barra Funda do Metrô, em São Paulo (SP), na tarde desta segunda-feira (5). Um descarrilamento de trem provocou transtornos na Linha 3-Vermelha do metrô de São Paulo (Foto: Marcos Bizzotto/Futura Press/Estadão Conteúdo)