Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

11 de novembro de 2013

Wi-fi na estação de trem foi alegria geral

Campanha da CPTM gerou nos usuários o desejo de que internet grátis se torne benefício permanente

O produtor de eventos Wesley Xynaider, de 21 anos, passou por uma situação inusitada nesta segunda-feira, 11, na Estação Celso Daniel, em Santo André. Sem a carteira – que ele havia esquecido em casa – e sem dinheiro, ele andava de um lado para o outro, em busca do wi-fi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Sem sucesso: o sinal havia sido cortado.

A CPTM disponibilizou no fim de outubro o sinal de wi-fi gratuito em seis estações: Barra Funda, Tatuapé, Pinheiros, Osasco, Tamanduateí e Celso Daniel. A ação durou 15 dias e fez parte do projeto Gente que Move SP, chegando ao fim na última sexta-feira (8).

Sobre o resultado do projeto, uma funcionária da CPTM, que não quis se identificar, revelou: “No primeiro dia, houve um pouco de reclamações, o que é normal, mas depois funcionou normalmente”. A Estação Celso Daniel foi uma das escolhidas devido ao fluxo diário de cerca de 55 mil pessoas.

Wesley aprovou a iniciativa, mas acredita que a utilização não deveria ser restrita apenas às estações. “Acho que deveria ter no trem também, porque é lá que os passageiros ficam mais tempo”, ressaltou ele, que passa todos os dias pela estação no caminho de casa para o trabalho e usou o wi-fi durante a disponibilidade do serviço.

A auxiliar de dentista Mayara Chiapina, de 18, achou a campanha positiva. “É uma boa ideia, apesar de hoje em dia todos terem internet no celular. Eu uso todo dia.”

Um dos motivos alegados pelos entrevistados para que o serviço tenha continuidade seriam casos de emergência como o de Wesley. “Em Ribeirão Pires há wi-fi. Um dia fiquei sem sinal em casa e era uma situação de emergência, então fui até a estação. É algo muito útil”, contou Mayara.

A CPTM informou que a disponibilidade do wi-fi foi uma forma de divulgar a campanha Gente que Move SP.

PAULO ROBERTO SCALABRIN
paulos@abcdbomdia.com.br
Diário de SP