ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

11 de novembro de 2013

Metrô confirma possibilidade de greve na próxima quarta-feira

De acordo com o Metrõ, greve prejudicaria 4 milhões de pessoas 

O Metrô confirmou, por meio do Twitter, que há possibilidade de acontecer uma greve na próxima quarta-feira (13). Na nota publicada, a empresa disse que "adotará as medidas necessárias e possíveis para minimizar os transtornos" e diz lamentar "a decisão do Sindicato dos Metroviários em marcar uma greve, que, caso venha a ocorrer, seria totalmente despropositada e, acima de tudo, prejudicial aos mais de 4 milhões de passageiros transportados e a toda a população de São Paulo."

Na semana passada, os metroviários decidiram pela greve em assembleia  realizada na última quarta-feira (6). Os funcionários reclamam que o Acordo Coletivo da categoria está sendo descumprido e que há descaso por parte da empresa. Os trabalhadores lutam por equiparação salarial, redução da jornada semanal para 36 horas, além de pedirem mais contratações e planos de carreira.

Um novo encontro ainda está marcada para a próxima terça-feira (12), às 18h30, quando será definido se a grave realmente acontecerá.

Em nota oficial publicada no site, o sindicato dos metroviários diz que o Metrô argumenta não ter recursos para atender as reivindicações dos seus trabalhadores. 

Enquanto a assembleia do dia 12 não acontece, os trabalhadores realização uma série de ações. Nesta semana, por exemplo, os metroviários trabalharão sem uniforme, assim como os seguranças, que não usarão os coletes.

A companhia informou ainda que mantém permanentemente reuniões com o sindicato com o objetivo de criar entendimento entre as partes. A nota diz trambém que "o Metrô confia no bom senso da categoria para que avalie essa questão de maneira consciente e que não tome nenhuma atitude irresponsável."

Caso a greve realmente aconteça, a operação de trens na linha 4 - Amarela será normal, pois, segundo a Via Quatro, o sindicato dos funcionários da empresa é diferente do Metrô.