ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

3 de novembro de 2013

Metrô fará nova ciclovia para interditar trecho na marginal Pinheiros

Depois da queda de braço entre ciclistas e o governo estadual por conta do fechamento da ciclovia da marginal Pinheiros para as obras do monotrilho da linha 17-ouro, o Metrô anunciou que será feita temporariamente uma outra ciclovia do outro lado do rio para atender os ciclistas durante as obras, que devem durar dois anos.

Segundo o Metrô, a nova ciclovia terá cinco metros de largura e cerca de oito quilômetros de extensão. Ela vai da ponte João Dias até a Cidade Jardim e será instalada no traçado de uma pista já existente.

Ciclovia da marginal Pinheiros ficará fechada por 2 anos

A via é atualmente usada para serviços do Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e será compartilhada com os ciclistas após ser reformada e sinalizada.
Apesar de não dar detalhamentos sobre custos e prazos, o Metrô diz que a mudança foi discutida e aprovada por cicloativistas.

BIKE NA VAN

A nova ciclovia, no entanto, levará cerca de três meses para ficar pronta. Como há a necessidade de iniciar logo as obras do monotrilho e interditar o trecho entre Granja Julieta e Vila Olímpia, vans vão atender os ciclistas no trecho interditado nesse período.

Segundo o Metrô, serão quatro veículos que vão permitir que os ciclistas trafeguem com segurança no trecho em obras. Essas vans serão equipadas com uma espécie de carreta que fará o transporte de até 14 bicicletas cada.

A cicloativista Renata Falzoni, da Bike é Legal, participou das reuniões e disse que as vans são em caráter provisório e que a medida não é interessante nem para os ciclistas nem para o Metrô.

"Com certeza vão agilizar a entrega da nova ciclovia para desativarem esse serviço", acredita. Os ciclistas esperam que a nova ciclovia permaneça e seja ampliada com o término da obra e liberação da ciclovia original que tem, ao todo, 21,5 km de extensão. O Metrô não informou se isso poderá ser feito com o término das obras do monotrilho.

Segundo o Metrô, na ponte João Dias será feito um acesso exclusivo para os ciclistas, que vão ter uma escada e canaleta para subir com as bicicletas na margem da CPTM. No outro lado do rio, será feita uma rampa para quem for acessar a ciclovia, que será pavimentada.

O Metrô informa ainda que um trecho de cerca de 80 metros da ponte sobre o rio receberá alambrados nas laterais para propiciar segurança aos ciclistas.

Na outra extremidade do desvio, na ponte Cidade Jardim, também serão colocados acessos, com escadas e canaletas. Segundo o Metrô, haverá controladores nos acessos, que funcionarão no mesmo horário da ciclovia da CPTM, das 5h30 às 19h30.

Questionado de quando começará a interdição e o serviço de vans, o Metrô diz que aguarda uma reunião com o Ministério Público Estadual para aprovar a medida. Segundo o Metrô, a interdição de 4,2 km da ciclovia atual é necessária para implantar 66 pilares de sustentação e 132 vigas por onde passarão os trens do monotrilho.

A ciclovia, que foi inaugurada em fevereiro de 2010 pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), recebe nos dias úteis cerca de 600 ciclistas. Nos finais de semana, esse número sobe para 4.000. O Metrô diz que no trecho interditado passam 200 bicicletas nos dias de semana e 2.000 aos sábados e domingos.

Folha