28 de junho de 2013

Linha 18-Bronze recebe licença ambiental prévia

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), emitiu licença ambiental prévia da linha 18-bronze, do Metrô.

A linha de monotrilho vai beneficiar diretamente a região, ligando a estação Tamanduateí, na capital, até o bairro Alvarenga, em São Bernardo.

A licença é necessária para que a Secretaria de Transportes Metropolitanos dê continuidade ao processo de elaboração de uma PPP (Parceria Público-Privada), modelo escolhido para ser adotado na linha.

Com a licença ambiental prévia emitida, seguem os trâmites  da licitação que vai definir a concessionária que será responsável pela implementação, operação e manutenção da linha, que passará por três cidades do ABC.

PPP

A previsão do governo do Estado é que o edital da Parceria Público-Privada seja lançado em agosto. Poderão participar da concorrência empresas brasileiras e estrangeiras.

A concessão vai durar 25 anos. A empresa ou consórcio vencedor terá quatro anos para finalizar a construção e será responsável por efetuar as desapropriações e reassentamentos necessários para implantação da linha.

Caberá também à vencedora da licitação realizar todas as sondagens, estudos e projetos das obras civis para viabilizar a construção.

LICENÇA

A licença ambiental prévia emitida pela Cetesb ao Metrô é apenas uma das várias exigências antes do início do funcionamento do monotrilho da linha 18.

Caberá à empresa que vencer a licitação buscar as licenças de instalação e operação.

Tamanduateí terá a maior demanda da linha bronze

Estudos realizados pela Secretaria de Transportes Metropolitanos projetam a quantidade de passageiros que utilizarão a linha de monotrilho que vai passar pelo ABCD.

O cálculo é importante para que empresas interessadas em participar da PPP tenham noção do potencial de usuários - e consequentemente possam detectar a viabilidade do negócio.
A expectativa é que a linha 18 transporte cerca de 365 mil pessoas por dia. A estação Tamanduateí representa parcela significativa deste total, com mais de 119 mil usuários que serão transportados diariamente.

Depois que a linha bronze ficar pronta, Tamanduateí vai se tornar o ponto de encontro de três linhas  (2-verde, 10-turquesa e 18-bronze), o que explica o número expressivo.

A estação Paço Municipal, que vai funcionar no centro de São Bernardo, será a segunda maior parada em número de usuários: 72,4 mil por dia.

A Estação Mauá - em referência ao Instituo Mauá de Tecnologia, em São Caetano -, terá a terceira maior demanda, com 21,9 mil passageiros diariamente.

As estimativas do governo do Estado são para o primeiro ano de operação da linha 18.

A PPP compreende a primeira fase da linha 18, que terá 13 estações, entre elas Djalma Dutra, que estava prevista inicialmente para ser construída na segunda fase do projeto. A pedido do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), a parada passou da fase 1, pois vai se integrar a um corredor de ônibus em estudo pela Prefeitura.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Está prevista para a primeira quinzena de julho a realização de uma  audiência pública sobre o edital da linha 18, que será lançado em agosto. Se tudo correr dentro do cronograma previsto pela secretaria de Transportes Metropolitanos, as obras vão começar em 2014.

25 trens circularão pela linha 18-bronze
2 linhas de monotrilho estão em construção em São Paulo

Linhas irmãs
Quem quiser ter uma ideia de como é a estrutura de uma linha de monotrilho poderá matar a curiosidade na capital, onde duas linhas deste tipo estão sendo construídas: 15-prata e 17-ouro. A linha 15 está com as obras mais adiantadas. Há dezenas de pilares erguidos na avenida av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello.

BOM
A partir de hoje, o cartão BOM passa a ser aceito em mais duas estações da linha 10-turquesa da CPTM: Utinga e Prefeito Saladino.

 Rede Bom Dia
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205