Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

10 de junho de 2013

Funcionários da CPTM adiam por dois dias decisão sobre greve da categoria

Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (10), os funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) descartaram paralisar as atividades, pelo menos por enquanto. A categoria segue em "estado de greve".

Os ferroviários aceitaram parcialmente a proposta feita pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) durante audiência de conciliação que aconteceu na tarde desta segunda entre sindicalistas e a CPTM. O tribunal sugeriu um reajuste salarial de 8,56%.

Uma nova rodada de negociação foi marcada para a próxima quarta-feira (12), às 11h, também no TRT. Os trabalhadores prometem se reunir novamente em assembleia no mesmo dia, às 19h, na estação da Luz, área central de São Paulo.

Até a próxima negociação, os funcionários da CPTM continuarão em "estado de greve", que funciona como um indicativo de que a categoria pode paralisar as atividades a qualquer momento.

Everson Craveiro, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Transporte de Passageiros da Zona Sorocabana, afirma que, após prolongar pela sexta vez as negociações, os trabalhadores prometem entrar em greve caso uma decisão não seja tomada na quarta-feira. "Se não entrarmos em acordo, vamos parar a partir da 0h da quinta-feira", avisa.

Trabalhadores ligados ao Sindicatos dos Ferroviários da Central do Brasil também participam das negociações. Os dois sindicatos representam os funcionários das linhas 8 - Diamante, 9 - Esmeralda, 11 - Coral e 12 - Safira que juntas transportam cerca de 1,7 milhão de passageiros por dia.

A reivindicação inicial da categoria é um reajuste de 6,77% (equivalente à inflação do período), 5% de aumento real, pagamento de vale alimentação de R$ 200, vale refeição composto por 24 cotas de R$ 25, e adicional de risco de vida de 30% ao pessoal que trabalha em estações.

UOL

Curta nossa página no facebook

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM