Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

22 de novembro de 2012

Trem arrasta ônibus escolar por 100 metros em Suzano

Acidente foi na manhã desta quinta-feira (22) no distrito de Palmeiras.
PM informou que no veículo estavam apenas o motorista e a monitora.


Um ônibus escolar foi atingido por um trem no distrito de Palmeiras em Suzano, por volta das 7h, desta quinta-feira (22). A linha férrea pertence a empresa MRS Logística.
Segundo a Polícia Militar, no local não existe cancela, mas tem sinalização indicando ao motorista a parada obrigatória no trecho da linha.

De acordo com informação da Polícia Militar,  o maquinista do trem buzinou, mas ao que tudo indica o motorista do ônibus não ouviu e passou direto pelos trilhos. A composição arrastou o veículo por 100 metros.

O ônibus faz o transporte de alunos da Escola Estadual Campos de Menezes. No entanto, segundo a polícia, no momento do acidente só estavam no veículo o motorista Josimar Nascimento dos Santos e a monitora Jociara Nascimento dos Santos. Eles foram encaminhados com ferimentos leves para a Santa Casa de Suzano.

“O motorista me disse que não viu o trem. Não sei se tinha neblina na hora do acidente, porque hoje fez neblina de manhã, mas quando eu cheguei aqui ela já tinha sumido”, conta Valdemar Vieira da Silva, proprietário da empresa de ônibus. O ônibus vinha do bairro Caolim, onde fica a garagem, e seguia para a Rodovia Índio Tibiriçá.

O morador Cícero Pedro da Silva estava em frente à linha férrea e ouviu o barulho da batida. “Estava amarrando meus cavalos quando ouvi o barulho. Fui lá ver e o motorista já tinha saído. Uma mulher estava deitada dentro do ônibus. Em seguida chegou o resgate e levou todos para o hospital”, relata.

No local não há cancela e há árvores na beira da linha que prejudicam a visão dos motoristas. “Um carro já foi arrastado aqui no ano passado e à noite tem pessoas que ficam usando drogas. Nós já falamos com a MRS para que cortem as árvores, mas ele dizem que precisam de uma licença ambiental”, conta o morador Adenilson Oliveira.

Por volta das 9h40, a MRS informou que aguardava a equipe de segurança patrimonial da empresa para o restabelecimento do trafego ferroviário. A MRS informou também que faz periodicamente campanhas de segurança nas comunidades.

A MRS respondeu também, às 12h24, que não há registro de solicitação de qualquer corte de árvore na região. Em caso de necessidade deste tipo de serviço é necessária a prévia autorização do órgão ambiental municipal.

Estado de saúde das vítimas

Às 12h15 a Santa Casa de Suzano informou que o motorista Josimar dos Santos foi liberado e sua irmã Jociara está consciente e vai passar por tomografia.

G1