Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

7 de novembro de 2012

Monotrilho só fica pronto após a Copa


Primeiro trecho, que vai ligar o Morumbi ao Aeroporto de Congonhas, será entregue em julho de 2014

As obras do primeiro trecho do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô não devem ficar prontas antes da Copa de 2014. O anúncio foi feito ontem pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que esteve na Zona Sul da capital para vistoriar a segunda etapa de concretagem do projeto. Para a construção da linha, cerca de quatro  mil imóveis serão desapropriados.

Para minimizar a pressão sobre a entrega da linha, o governador disse que “o monotrilho não é uma obra específica para a Copa, mas para a cidade”  e as obras estão aceleradas. Nos próximos dias será lançado o edital para a construção das oito estações do trecho 1, que vai ligar o Jardim Aeroporto até a Estação Morumbi.

Os usuários poderão fazer conexão com o Aeroporto de Congonhas e com a Estação Morumbi, da Linha 9–Esmeralda, da CPTM.

A linha completa vai ligar a região do Jabaquara, na Zona Sul, com o Morumbi,  na Zona Oeste (veja gráfico abaixo). A expectativa é atender 417 mil passageiros  por dia. Ao todo, serão construídas 18 estações,  com 17,6 quilômetros de extensão. A entrega está prevista para 2016 e o investimento total será de R$ 4,1 bilhões.

Desapropriação/ No projeto está prevista a desapropriação de 161 imóveis e de terrenos.  Segundo o Metrô, as famílias das comunidades Buraco-Quente (Piolho), Comando e Butê, no Campo Belo, Zona Sul, serão atendidas pelo programa de moradia da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e pelo Regulamento de Reassentamento de moradores atingidos pelas obras de expansão do Metrô. Também foram oferecidas indenizações para quem tiver o imóvel desapropriado.


MARI CAVALCANTE
mari.cavalcante@diariosp.com.br

Diário de São Paulo