Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

14 de novembro de 2012

Metrô realiza testes do novo sistema de controle da Linha 2-Verde e faz manutenção na Linha 5-Lilás


Nos próximos dias 15 e 20 de novembro, datas dos feriados da Proclamação da República e do Dia da Consciência Negra, respectivamente, o Metrô dará continuidade aos testes do sistema CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena). Em ambos os dias, para a execução do trabalho, das 4h40 às 9h, as estações Alto do Ipiranga, Santos-Imigrantes, Chácara Klabin e Ana Rosa ficarão fechadas ao público.

Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) que circularão, ininterruptamente, entre as estações Sacomã e Vila Mariana, dando cobertura ao trecho interrompido na Linha 2-Verde.

Aos que necessitarem deslocar-se por toda a extensão da Linha 2-Verde, serão entregues senhas nas estações Sacomã e Vila Mariana. Por exemplo, o passageiro que embarcar em Vila Prudente com destino à Vila Madalena, ao chegar à estação Sacomã, deverá retirar uma senha com um empregado do Metrô e, posteriormente, utilizar gratuitamente ônibus do sistema PAESE até a estação Vila Mariana.

De posse da senha, embarcará novamente no metrô e seguirá pela Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) até a estação Paraíso, na qual será possível realizar transferência para a Linha 2-Verde e seguir até o destino final.
As transferências para a Linha 4-Amarela serão realizadas normalmente nas estações Consolação, na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), República, na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) e Luz, na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi).

O CBTC é considerado o sistema de controle de trens mais moderno do mundo e está em operação em linhas de metrô nas cidades de Nova York, Londres e Paris, entre outras. Quando estiver funcionando plenamente, o intervalo entre um trem e outro será reduzido e a capacidade de transporte ampliada em cerca de 20%.

Os testes são realizados aos domingos e feriados devido ao menor número de usuários que utilizam trens e estações metroviárias. Para informar sobre a ação, o Metrô está emitindo mensagens pelos sistemas de som das estações, dos trens e por meio de cartazes.

Alteração na Linha 5-Lilás no dia 18/11

No próximo domingo, dia 18 de novembro, o Metrô realizará serviços de manutenção na rede aérea da Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze). Para executar as atividades programadas, as estações Capão Redondo, Campo Limpo e Vila das Belezas ficarão fechadas ao público das 4h40 às 12h.

Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) que circularão, ininterruptamente, entre as estações Capão Redondo e Giovanni Gronchi, dando cobertura ao trecho interrompido. No trecho entre as estações Giovanni Gronchi e Largo Treze, a circulação das composições ocorrerá normalmente.

Para informar sobre a ação, o Metrô está emitindo mensagens pelos sistemas de som das estações e dos trens e por meio de cartazes.

Metro