Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de maio de 2014

Terceirizados da CPTM entram em greve por plano de cargos e salários

Foto/Eduardo Metroviche
Os metalúrgicos da CAF/Ctrens, de Osasco, estão em greve desde às 8h de ontem quinta-feira, 29, para cobrar a implantação de um plano de cargos e salários nas empresas que prestam serviço à CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos). Os trabalhadores prestam manutenção para a frota das linhas 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda).

A greve foi decretada depois de várias rodadas de negociação e assembleias, em que as propostas apresentadas pelas empresas não satisfizeram os interesses dos trabalhadores. Na última proposta, submetida à assembleia nesta quinta-feira, as empresas propuseram fazer mudanças nas nomenclaturas dos cargos, mas sem aumento de salários para a maioria dos trabalhadores. A proposta foi recusada.

Segundo os metalúrgicos, ao longo do dia, em média 15 trens param na oficina para passar por correções. Isto significa que hoje estes veículos não passarão pelos devidos reparos rotineiros.

Para o diretor do Sindicato Marcos Roca, a mobilização dos trabalhadores é necessária. “Os trabalhadores estão organizados e só vão retornar ao trabalhado com implantação de um acordo que beneficie a todos. As empresas informaram que vão recorrer ao tribunal”, explicou.

São cerca de 250 trabalhadores que cobram o reconhecimento de seu profissionalismo por meio do plano de cargos e salários. Os trabalhadores criticam o formato hoje aplicado nas empresas, já que não identificam nele critérios claros para reconhecimento, promoção e elevação salarial.

Fonte: Correio Paulista