Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

27 de maio de 2014

Funcionários do metrô de São Paulo decidem hoje se paralisam ou não seus serviços

Uma assembleia deve acontecer na noite desta terça-feira onde os metroviários irão tomar a decisão se entram ou não em greve sob pedido de reajustes em seus salários, bem como melhorias no plano de carreira, dentre outras solicitações que estão fazendo, a assembleia está marcada para ocorrer ás 18h30 no Tatuapé, onde se localiza a sede do sindicato.
Na semana passada os funcionários do metrô de São Paulo já estavam em estado de paralisação nos serviços, caso a proposta realizada para eles não fosse melhorada, os funcionários solicitam um aumento de salário equiparado com o que foi aprovado para ministros do Supremo Tribunal Federal, o reajuste foi de 35.47%, porém o Metrô fez a oferta de elevar o salário dos funcionários em 5.2%, que é equivalente a inflação registrada no ano de 2013.
Uma audiência entre os diretores do sindicato que representam a categoria e representantes do Metrô foi realizada ontem segunda-feira e terminou sem que um acordo fosse estabelecido entre eles, a reunião ocorreu no Tribunal Regional do Trabalho da cidade de São Paulo.
Na audiência o Tribunal Regional do trabalho, propôs ao Metrô que o reajuste do salário seja de 9.5% para todos os funcionários, os representantes da empresa declararam que iriam pensar a respeito e que antes da assembleia da categoria que está marcada para ocorrer nesta terça-feira.
Dentre as reivindicações os funcionários do metrô pedem aumento do valor de vale refeição e também do vale alimentação e solicitam ainda que os funcionários aposentados tenham plano de saúde, além disso os funcionários também pedem por melhorias no plano de carreira.
Em uma rede social o sindicato da categoria declarou que não houveram progressos durante a audiência realizada nesta segunda-feira, em relação as reivindicações dos trabalhadores, no texto o sindicato diz que eles podem mais, caso eles se mantenham em mobilização, o texto termina com a frase “rumo a greve”.
Caso os funcionários decidam pela greve, 4 milhões de usuários deverão ser prejudicados, já que estes utilizam o transporte todos os dias, o sindicato da categoria está verificando outras maneiras de se manifestar, como a abertura de catracas para as pessoas que se utilizam do metrô.
Fonte: Notícias BR