ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de maio de 2014

Após confusão com manifestantes, Metrô fecha acessos à estação Barra Funda

Após encerrar um ato anti-Copa na noite deste sábado (31) em frente à FPF (Federação Paulista de Futebol), manifestantes pularam catracas e causaram confusão na estação Barra Funda do Metrô, na zona oeste de São Paulo.

Às 19h45, agentes que trabalham na estação fecharam a maior parte dos acessos para controlar os manifestantes no local. Pessoas que participaram do ato acionaram extintores e fizeram um empurra-empurra na região das catracas da estação.

Os desentendimentos ocorreram porque os manifestantes queriam entrar de graça na estação. O bloqueio parcial nas entradas do metrô durou 15 minutos.

Após ato, manifestantes fazem empurra-empurra e pulam catracas na estação Barra Funda do Metrô
Minutos antes, cerca de 500 manifestantes arrancaram uma faixa que estava na fachada da federação de futebol e atearam fogo em uma bandeira do Brasil para finalizar a manifestação.

O grupo começou o protesto por volta das 17h, em frente ao Theatro Municipal, e passou pela rua Xavier de Toledo, pela avenida Rio Branco, pelo viaduto Orlando Murgel, pela avenida Rudge e a rua Norma Pieruttini Giannotti, bloqueando o tráfego de veículos.

Esse foi o nono protesto do grupo "Se não tiver direitos, não vai ter Copa". Black blocs, conhecidos por provocar atos de vandalismo e violência durante manifestações, também participaram do ato.


A "Tropa do Braço", da Polícia Militar, designada para conter manifestantes sem fazer uso de armas, estreou a armadura "Robocop" durante a manifestação. É uma espécie de exoesqueleto que protege tórax e braços.

Durante a passeata, o grupo seguiu cercado pelos policiais militares. A polícia não informou o número de agentes envolvidos na ação.

ARTUR RODRIGUES
Fonte: Folha de SP