Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

20 de maio de 2014

Estado recebe em 45 dias propostas de empresas para operar monotrilho

Secretaria de Transportes Metropolitanos divulgou os próximos passos da licitação da linha 18-bronze, o monotrilho do ABC. Na semana passada, o governo do Estado anunciou que iria publicar novamente o edital por causa de questionamentos feitos pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).

O Metrô realizou adequações, republicou o edital nesta segunda-feira (19) e já marcou a data da sessão pública para recebimento das propostas de empresas interessadas em operar o monotrilho. Os envelopes serão recebidos no dia 3 de julho (quinta-feira), a partir das 14h - se nenhum outro questionamento jurídico acontecer até lá.

A vencedora do certame poderá ser divulgada no próprio dia 3 de julho, ou alguns dias depois, caso o Metrô ache necessário avaliar as propostas com mais detalhes.

Mudanças

No aviso de republicação do edital que foi divulgado no final de semana, a Secretaria de Transportes Metropolitanos faz menção a mudanças nas condições do Plano de Nacionalização Progressiva do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que poderiam "afetar a formulação de propostas comerciais dos interessados em participar do certame, trazendo maior competitividade à licitação".

Uma das diferenças deste novo edital, é que ele conta com as novas regras sobre nacionalização divulgadas no dia 7 de maio pelo BNDES.

O Metrô alterou ainda um item da minuta de contrato, com o objetivo de trazer "maior competitividade ao certame". A mudança foi no item 34.7, que fala sobre o valor da multa se a empresa descumprir obrigação de aquisição de produtos manufaturados nacionais.
O trecho que fala que a multa será de "quatro vezes" a contraprestação - valor que será pago ao governo pela empresa vencedora depois do início da operação da linha -,  foi alterado para "duas vezes".

Impasse

O imbróglio a respeito da licitação do monotrilho do ABC teve início no dia 15 de abril, quando o Tribunal de Contas do Estado suspendeu a concorrência a pedido de uma empresa de Barueri, que apontou indícios de conluio no certame.
Sem perspectiva de retomar a concorrência, o governo decidiu republicar o edital com alterações que evitariam novos questionamentos por parte do TCE.

A PPP (Parceria Público-Privada) tem como objetivo definir a empresa que vai construir e operar a linha 18-bronze.
A linha terá 14,9 km de extensão. atendendo os municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo. Terá 13 estações:

Tamanduateí, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matiello, Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves, Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma Dutra.
O investimento será de R$ 4,2 bilhões.

Fonte: Repórter Diário