Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

15 de janeiro de 2014

Número de usuários transportados no sistema metroferroviário paulista, em 2013, é recorde

O sistema metroferroviário paulista (Metrô, CPTM e ViaQuatro) bateu recorde de passageiros transportados em 2013: 2.092 bilhões de usuários. Esse volume representa mais de 75% de todas as pessoas transportadas por trens e metrôs em todo o Brasil. O crescimento em relação ao ano anterior (2012) foi de 3,5%.

Na CPTM o número de passageiros acumulados foi de 795.378.870 milhões, com aumento de 4,1% em relação a 2012. No Metrô, foram 1.297 bilhão, resultando em um acréscimo de 3,1% comparado ao ano anterior.

Em 14 de novembro de 2013, o sistema metroferroviário atingiu uma marca histórica, chegando a aproximadamente 8 milhões de passageiros transportados em um único dia. Foram 3.019.010 usuários que utilizaram os trens e 4.916.659 que se deslocaram pelo metrô. Após essa data, em 6 de dezembro de 2013, a CPTM alcançou um novo recorde com 3.025.185 passageiros transportados.

Por ser o meio de transporte mais rápido, confiável e econômico para a população - e com uma tarifa integrada de R$ 3,00, igual a dos ônibus urbanos do município -, o sistema metroferroviário tem apresentado grande crescimento de passageiros transportados ao oferecer aos usuários uma rede de 335 quilômetros de extensão, que atende a 22 municípios da Grande São Paulo, com integração física e tarifária.

Pela 1ª vez, 7 linhas em obras simultâneas    

São Paulo vive um momento histórico com sete obras de Metrô e da CPTM sendo realizadas simultaneamente. Essas obras de expansão somarão mais 78,2 quilômetros à rede metroferroviária, com novas opções de conexões e de trajetos à disposição da população. Para atender à crescente demanda, os investimentos em andamento no sistema metroferroviário, para o período 2012-2015 são da ordem de R$ 45 bilhões.

No Metrô, os quatro grandes empreendimentos são: a segunda fase da Linha 4 (Vila Sônia-Luz), o prolongamento da Linha 5 (Largo Treze-Chácara Klabin), e a implantação dos monotrilhos das linhas 15 (Ipiranga-Cidade Tiradentes) e 17 (Jabaquara-Morumbi). Além disso, já foi contratada, via parceria público-privada, a execução dos 15,9 km da Linha 6-Laranja, de Brasilândia a São Joaquim. Além disso, o Metrô está finalizando o processo para a implantação da extensão da Linha 2 (Vila Prudente a Dutra) e da futura Linha 18 (monotrilho de Tamanduateí até o ABC). Essas duas novas linhas representarão mais 30,1 quilômetros.

Já a CPTM está expandindo a Linha 9 (Osasco-Grajaú), no extremo sul da cidade, em mais 4,5 km, com duas novas estações (Mendes e Varginha). A futura Linha 13, com 12,2 km, ligando a cidade de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, está sendo implantada com três novas estações: Guarulhos-Cecap, Aeroporto Internacional de Guarulhos e uma nova em Engenheiro Goulart. Até o final deste ano, a CPTM entregará à população o trecho Itapevi-Amador Bueno na Linha 8 (Júlio Prestes-Itapevi),  com 6,5 quilômetros de via férrea remodelada. No total, são mais 23 km.

Metro