Criada em 1968, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) iniciou suas operações quatro anos depois, com viagens no pequeno trecho entre as estações Jabaquara e Saúde. Hoje, são quatro linhas em operação, com 65,3 quilômetros de rede e 58 estações. Este número, no entanto, deve ser ampliado em breve.
Isso porque, estão em andamento obras para expansão do Metrô de São Paulo, com a construção de novas estações e a criação de novas linhas. Uma delas diz respeito ao prolongamento da Linha 5-Lilás, ligando a Estação Largo Treze, em Santo Amaro, à Estação Chácara Klabin, que faz parte da Linha 2-Verde.
Outra novidade para os próximos anos no transporte paulista será o chamado Monotrilho. A Linha 15-Prata está sendo construída entre Ipiranga e Cidade Tiradentes. Ao final da obra, serão 18 estações, 25,8 km de vias elevadas. Já a Linha 17-Ouro, que terá 7,7 km de extensão, ligará o Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, à estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da CPTM.
A última obra para a expansão do Metrô sendo realizada atualmente é a que corresponde à fase dois da Linha 4-Amarela, administrada a partir de uma parceria público-privada (PPP). No momento, estão sendo construídas mais cinco estações - Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Com isso, a extensão da linha passará de 8 para 12 km.
Folha Dirigida