Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

21 de janeiro de 2014

Obras fecham um dos acessos à estação Poá


Foto: Alesson Nascimento 
 A partir de ontem segunda-feira, entrada da passarela pela avenida Brasil estará interditada por conta da reforma para modernização e acessibilidade

Quem passa pela Praça dos Expedicionários avista faixa que informa do bloqueio da entrada na avenida Brasil

A de ontem segunda-feira, o acesso à estação Poá, na linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deverá ser feito apenas pela entrada localizada na Praça dos Expedicionários, por meio da rampa em formato de caracol. Por causa das obras de modernização e acessibilidade do terminal ferroviário, a CPTM anunciou a interdição dos acessos localizados na avenida Brasil. A estimativa é que os trabalhos sejam concluídos até junho.

No final desta semana, a companhia divulgou a interdição por meio de faixas, que foram fixadas no entorno da estação que informavam que o acesso para a avenida Brasil e a Rua Vinte e Seis de Março estará temporariamente fechado. O painel ainda informava que para acessar estas ruas será necessário utilizar o túnel, que fica sob a linha férrea e dá acesso aos dois lados da cidade.

Ao Dat, a CPTM explicou que intervenção faz parte das obras de modernização e acessibilidade no terminal ferroviário. "A rampa de acesso em caracol do lado norte da passarela será demolida e, em seu lugar, será implantada uma escada fixa, além de um elevador para atender os usuários com mobilidade reduzida", afirmou a assessoria de Imprensa, por meio de nota.

No entanto, além da faixa, usuários da rede social Twitter divulgaram cartazes e mapas que explicam a maneira como o passageiro deverá acessar o mezanino onde estão localizadas as catracas de embarque. Segundo consta no cartaz, o usuário que está acostumado a acessar a estação pela escada da avenida Brasil, agora deverá atravessar o túnel da rua Herculano Duarte Ribas para, então, subir pela "rampa caracol".

O Dat entrou em contato, por telefone, com um funcionário da estação Poá, que confirmou a informação dada pelos usuários do Twitter, que o acesso da avenida Brasil será temporariamente interditado. 
No site da companhia há uma nota vaga publicada que diz que "o acesso à estação Poá será mantido pelo lado sul (oposto) que continuará liberado. Os usuários que acessam do lado norte deverão utilizar a passagem inferior existente para chegar à parte sul da passarela".

Com um custo estimado em R$ 16 milhões, o projeto foi iniciado em novembro de 2012 e contempla a implantação de plataformas cobertas e todos os itens de acessibilidade, como elevadores, piso e rota táteis, entre outros.

Por enquanto, não haverá interdição de ruas, segundo confirmou a Secretaria Municipal de Transportes, pois as obras são de caráter interno.

Fonte; DAT
Lailson Nascimento