Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Menos sufoco nas estações do Metrô

Linha Amarela redistribui passageiros e as paradas Vila Madalena e Anhangabaú perderam usuários

Apesar da demanda crescente do Metrô  paulistano, nove estações registraram  redução no número de pessoas que passaram pelas catracas em dias úteis no ano passado. As maiores quedas ocorreram na Vila Madalena e no Anhangabaú.

Pela Vila Madalena, Zona Oeste, entraram, em 2012, 28 mil usuários por dia. No ano anterior, a média era de 31 mil entradas. No Anhangabaú, no Centro, a redução foi de 88 mil passageiros em 2011 para 80 mil no ano passado.

O consultor em transporte Horácio Figueira afirma que a inauguração das estações da Linha 4-Amarela em 2011 provocou uma redistribuição na rede. “Isso, porém, não alivia o Metrô como um todo, pois o novo tronco também atrai novos usuários.”  Os números comprovam a tese: no geral, o total  de usuários  cresceu 8%.

“Para entender por que as estações perderam  passageiros é preciso uma pesquisa que leve em conta linhas de ônibus.” No caso do Anhangabaú, diz Figueira, há uma linha de ônibus importante que tem o Campo Limpo como origem. “Cito um exemplo pessoal. Usuários dessa linha que antes pegavam Metrô  no Anhangabaú podem ter migrado para a parada Faria Lima. Eu já fiz isso.”

O analista  Marcelo Santos, de 38 anos, é um exemplo de usuário que deixou a Vila Madalena. Morador da Rua Girassol, ele prefere  a Faria Lima para ir ao Centro. “Vou à República sem baldeação”, diz. A República, que integra a Linha Amarela desde setembro de 2011, é a estação cuja procura mais cresceu – passou de 85 mil usuários por dia em 2011 para 172 mil em 2012. Com isso, as entradas na Sé diminuíram 2%.

 Fonte: Diário de SP

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm