Em reconhecimento das melhores práticas no transporte público, o projeto da Linha 15-Prata no Metrô está entre os candidatos ao prêmio da União Internacional dos Transportes Público (UITP), na categoria de projeto mais inovador. O projeto Expresso Monotrilho Leste, Linha 15-Prata do Metrô, coloca São Paulo na vitrine do transporte público urbano mundial. São Paulo é a primeira cidade do mundo a implementar a nova tecnologia de Monotrilho de alta capacidade como sistema público de transporte massivo.
A premiação será realizada durante a 60ª edição do Congresso Mundial de Mobilidade e Transporte Público da UITP, que decorrerá em Genebra, na Suíça, de 26 a 30 de Maio. O congresso, que acontece a cada dois anos, é o maior e mais importante fórum de operadores e indústria do transporte público urbano. Tem como objetivo apresentar grandes projetos, discutir sobre mobilidade urbana, além de mostrar melhores práticas, inovações e tecnologia.
O novo sistema de Monotrilho de alta capacidade é candidato ao prêmio mundial da UITP porque permite mudar as regras do jogo. As suas vantagens são únicas, uma capacidade de transporte muito elevada e uma infra-estrutura leve, elegante e fácil de construir, que reduz significativamente o preço da construção e os prazos de implantação.
A nova Linha 15-Prata do Metrô vai conectar as estações de Vila Prudente e Cidade Tiradentes na zona Leste da cidade, um percurso de 24 km e 17 estações onde vão circular 54 novos trens de monotrilho, cada um com capacidade para transportar 1000 passageiros, vai permitir transportar meio milhão de passageiros cada dia. A linha também é equipada com um sistema de controle automático de trens BOMBARDIER CITYFLO 650, que permite um intervalo dinâmico de circulação entre trens de apenas 75 segundos. Atualmente, um morador da zona Leste leva mais de duas horas nesse percurso, tempo de viagem que com o Monotrilho será reduzido para apenas 50 minutos.
A execução do projeto da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo está sob responsabilidade do Consórcio Expresso Monotrilho Leste, composto pela parceria das empresas Queiroz Galvão, OAS e Bombardier, vencedor da licitação realizada em 2010 pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).
Fonte: Bombardier
A premiação será realizada durante a 60ª edição do Congresso Mundial de Mobilidade e Transporte Público da UITP, que decorrerá em Genebra, na Suíça, de 26 a 30 de Maio. O congresso, que acontece a cada dois anos, é o maior e mais importante fórum de operadores e indústria do transporte público urbano. Tem como objetivo apresentar grandes projetos, discutir sobre mobilidade urbana, além de mostrar melhores práticas, inovações e tecnologia.
O novo sistema de Monotrilho de alta capacidade é candidato ao prêmio mundial da UITP porque permite mudar as regras do jogo. As suas vantagens são únicas, uma capacidade de transporte muito elevada e uma infra-estrutura leve, elegante e fácil de construir, que reduz significativamente o preço da construção e os prazos de implantação.
A nova Linha 15-Prata do Metrô vai conectar as estações de Vila Prudente e Cidade Tiradentes na zona Leste da cidade, um percurso de 24 km e 17 estações onde vão circular 54 novos trens de monotrilho, cada um com capacidade para transportar 1000 passageiros, vai permitir transportar meio milhão de passageiros cada dia. A linha também é equipada com um sistema de controle automático de trens BOMBARDIER CITYFLO 650, que permite um intervalo dinâmico de circulação entre trens de apenas 75 segundos. Atualmente, um morador da zona Leste leva mais de duas horas nesse percurso, tempo de viagem que com o Monotrilho será reduzido para apenas 50 minutos.
A execução do projeto da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo está sob responsabilidade do Consórcio Expresso Monotrilho Leste, composto pela parceria das empresas Queiroz Galvão, OAS e Bombardier, vencedor da licitação realizada em 2010 pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).
Fonte: Bombardier