Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

29 de abril de 2013

30 de abril - Dia do Ferroviário

A ferrovia no Brasil

Tudo começou em 30 de abril de 1854, data de inauguração da primeira linha ferroviária do Brasil, a Estrada de Ferro Petrópolis. O trajeto de 14,5 km ligava o Porto de Mauá, na Baía de Guanabara, à Serra da Estrela, em Petrópolis, Rio de Janeiro.

A partir dessa data, o desenvolvimento ferroviário avançou e várias ferrovias surgiram em todo o país, entre elas a São Paulo Railway [atuais linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, da CPTM]. Inaugurada em 1867, a primeira ferrovia paulista tornou-se a mais importante do país por escoar a produção do interior para o porto de Santos, tornando-se fundamental para o desenvolvimento do país e principalmente do sistema ferroviário.

Enganam-se os que pensam que ferrovia seja apenas peça de museu ou capítulo de livros de história. Hoje, a ferrovia paulista vive novamente seu auge. Com 260 km de trilhos, a CPTM transporta diariamente mais de 2,6 milhões de passageiros em 22 municípios.

Para que isso seja possível, nada mais importante que o esforço de todos os ferroviários para levarem, com rapidez e segurança, as pessoas que deles dependem para suprir suas necessidades de deslocamento para o trabalho, o estudo ou simplesmente o lazer.