Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Obras de estação Poá estão em ritmo lento

Trabalhos se concentram nos pilares das salas técnicas e da plataforma provisória
Investimento de R$ 16 milhões da CPTM tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2014; serviços tiveram início em novembro de 2012

As obras de reforma e adequação da estação de trens de Poá, na linha 11 - Coral, seguem em ritmo lento. O projeto, que recebeu investimento inicial de R$ 16 milhões foi iniciado em novembro do ano passado. Segundo a assessoria de Imprensa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a previsão de entrega das obras é para o primeiro semestre de 2014.

Cerca de 300 mil usuários utilizam diariamente o terminal central de trens em Poá. De acordo com pessoas entrevistadas pelo Dat no início das obras, a estação, que foi inaugurada em 1984, oferece boa estrutura de embarque e desembarque, e era considerada melhor do que a estação Calmon Viana, que fica no mesmo município e passou por reformas em 2010.

Porém, as obras nos terminais ferroviários são necessárias para atender às novas demandas de acessibilidade e oferecer estrutura adequada para que os trens do chamado "Expresso Leste", passem a circular pela região, eliminando a baldeação na estação Guaianases.

Técnicos da CPTM estiveram em Poá, no início do ano para discutir com o prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, e com o secretário de Obras, Genésio Severino da Silva, a possibilidade de incluir novos elementos estruturais ao projeto do terminal ferroviário. Porém, nem mesmo as obras contempladas no projeto inicial foram, de fato, iniciadas.

De acordo com a assessoria da empresa pública, atualmente os trabalhos estão concentrados na execução dos pilares da estrutura das salas técnicas e obras da plataforma provisória, no lado sul, no sentido Estudantes.

Ainda segundo o órgão, as obras contemplam a implantação de plataformas cobertas e todos os itens de acessibilidade, como elevadores, piso e rota táteis, comunicação em braille, corrimãos e rampas adequados, além de banheiros públicos comum e exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.


Na região
As estações de trem Suzano e Ferraz de Vasconcelos também sofreram diversas alterações nos cronogramas das obras. O terminal de Ferraz, por exemplo, teve os trabalhos iniciados em 2009, mas só deve ser finalizado no final de 2014.

Fonte: DAT
Lailson Nascimento

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm