Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

29 de abril de 2013

Obras de estação Poá estão em ritmo lento

Trabalhos se concentram nos pilares das salas técnicas e da plataforma provisória
Investimento de R$ 16 milhões da CPTM tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2014; serviços tiveram início em novembro de 2012

As obras de reforma e adequação da estação de trens de Poá, na linha 11 - Coral, seguem em ritmo lento. O projeto, que recebeu investimento inicial de R$ 16 milhões foi iniciado em novembro do ano passado. Segundo a assessoria de Imprensa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a previsão de entrega das obras é para o primeiro semestre de 2014.

Cerca de 300 mil usuários utilizam diariamente o terminal central de trens em Poá. De acordo com pessoas entrevistadas pelo Dat no início das obras, a estação, que foi inaugurada em 1984, oferece boa estrutura de embarque e desembarque, e era considerada melhor do que a estação Calmon Viana, que fica no mesmo município e passou por reformas em 2010.

Porém, as obras nos terminais ferroviários são necessárias para atender às novas demandas de acessibilidade e oferecer estrutura adequada para que os trens do chamado "Expresso Leste", passem a circular pela região, eliminando a baldeação na estação Guaianases.

Técnicos da CPTM estiveram em Poá, no início do ano para discutir com o prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, e com o secretário de Obras, Genésio Severino da Silva, a possibilidade de incluir novos elementos estruturais ao projeto do terminal ferroviário. Porém, nem mesmo as obras contempladas no projeto inicial foram, de fato, iniciadas.

De acordo com a assessoria da empresa pública, atualmente os trabalhos estão concentrados na execução dos pilares da estrutura das salas técnicas e obras da plataforma provisória, no lado sul, no sentido Estudantes.

Ainda segundo o órgão, as obras contemplam a implantação de plataformas cobertas e todos os itens de acessibilidade, como elevadores, piso e rota táteis, comunicação em braille, corrimãos e rampas adequados, além de banheiros públicos comum e exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.


Na região
As estações de trem Suzano e Ferraz de Vasconcelos também sofreram diversas alterações nos cronogramas das obras. O terminal de Ferraz, por exemplo, teve os trabalhos iniciados em 2009, mas só deve ser finalizado no final de 2014.

Fonte: DAT
Lailson Nascimento