Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

24 de abril de 2013

Metrô de São Paulo completa 45 anos

O primeiro Metrô do Brasil nasceu na cidade de São Paulo e formulou uma receita de sucesso ao longo de 45 anos. Começou misturando ingredientes como planejamento, eficácia, competência técnica, profissionalismo, determinação e seriedade.
Ao longo dos anos foi acrescendo mais profissionais, quilômetros de linhas, estações, novas tecnologias, aprimorando seu quadro de empregados e agregando o valor de ser um transporte sustentável, característica de muita importância nas grandes metrópoles mundiais. Arte e lazer também passaram a fazer parte da identidade do Metrô, melhorando os seus serviços e tornando o ir e vir das pessoas mais agradável.
Os iniciais 6,4 quilômetros de linhas operacionais, entre Jabaquara e Vila Mariana, em setembro de 1974, passaram, em 2013, para a marca de 74 quilômetros de linhas (65,3 quilômetros operados pelo Metrô de São Paulo e nove quilômetros operados pela Via Quatro) e 64 estações (seis delas também da Via Quatro).
E os avanços não param por aí. 

Quatro frentes de obras estão a todo vapor para facilitar ainda mais os deslocamentos pela cidade e ofertar mais qualidade de vida à população.
A primeira delas é o prolongamento da Linha 5-Lilás, que caminha em direção à Estação Chácara Klabin e fará a interligação entre as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 17-Ouro.
Essa ampliação de 19,9 km de extensão e 17 estações mudará o cenário do transporte urbano da Zona Sul de São Paulo.

Também estão sendo construídas, em modelo de monotrilho, a Linha 15-Prata, entre os bairros do Ipiranga e Cidade Tiradentes, que ao final da obra terá 18 estações, 25,8 km de vias elevadas, e a primeira fase do monotrilho da Linha 17-Ouro, que terá 7,7 km de extensão e fará a ligação estratégica entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM.
O outro grande empreendimento é a fase 2 da Linha 4-Amarela, que beneficiará perto de 1 milhão de usuários todos os dias, com a entrega das futuras estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Com tudo isso, as projeções apontam que até o final de 2014 sejam inauguradas mais 24 estações, ampliando os atuais 74,3 quilômetros de malha para mais de 100 quilômetros.
Este é o Metrô de São Paulo. Esta é a Companhia do Metropolitano justificando a sua essência e cumprindo a sua missão de prover transporte público com rapidez, segurança, confiabilidade e sustentabilidade ambiental, integrando de forma equilibrada o desenvolvimento econômico e urbano e o bem-estar social.
Nós só podemos cumprimentar a todos que fazem parte dessa trajetória de sucesso. Parabéns!
A Diretoria
#Foto Pátio Itaquera




As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM