Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

26 de abril de 2013

Metrô de São Paulo recebe mais dois trens modernizados

Mais seis carros chegam nesta segunda-feira, dia 29, ao Pátio Jabaquara
O Metrô de São Paulo recebe mais dois trens totalmente modernizados para melhorar ainda mais a qualidade dos seus serviços. Com a chegada destes dois equipamentos, já somam, desde 2010, um total de 33 trens.

No início desta sexta-feira, dia 26, estacionaram no Pátio do Jabaquara seis vagões vindos de Cabreúva, interior da capital. Já na segunda-feira, dia 29, mais seis vagões vão chegar de Araraquara.

Os trens passarão pelos testes finais para ser implantado na Linha 1 - Azul (Jabaquara-Tucuruvi)  e na Linha 3 - Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), respectivamente.  Estes testes são iniciados ainda na fábrica durante o processo de modernização por uma equipe própria do Metrô. Para garantir maior segurança aos usuários, os trens, quando chegam ao pátio, ainda passam por testes rigorosos para entrar em operação.

Os trens modernizados ganharam novo sistema de ar-condicionado, câmeras de vigilância, sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays) e monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (caixa preta), sistema de controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho dos freios em condições de baixa aderência, como em tempo chuvoso.

Também foram realizadas melhorias no sistema de tração, na ergonomia e iluminação, intervenções que proporcionam ainda mais eficiência ao sistema de tração em corrente alternada (motores com controles e componentes eletrônicos mais eficientes que possibilitam menor consumo de energia).

As composições modernizadas contemplam as normas vigentes de acessibilidade, com espaços para cadeira de rodas e sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas. O interior dos carros traz mapa dinâmico visual das estações, comunicação em braile e dispositivos de emergência para comunicação com o operador.

As cabines dos operadores foram ainda ampliadas e receberam novo banco ergométrico e acesso mais rápido às informações geradas pela viagem, ficando as mais significativas dispostas no console de comando ou na própria cabine.

A modernização dos trens inclui ainda sistema de som que melhora a audição das mensagens sonoras eletrônicas e das divulgadas pelo operador de trem, além de pega-mão fluorescente destinado a pessoas com dificuldades visuais.

No total, serão 98 composições modernizadas, com investimentos na ordem de R$ 1,75 bilhão.


Metro