Situações das Linhas
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operação Regular
7 Linha 7-Rubi
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operação Regular
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Status: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Operação: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
10 Expresso L10
Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 12/08/2025, 11:23
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são sempre postadas e atualizadas no perfil do Diário no Twitter.

SP: Trem para Cumbica terá nova baldeação


O governo do Estado definiu o tamanho, o número de paradas e o traçado básico da linha de trem urbano que vai ligar a capital ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. A futura Linha 13-Jade terá 11 quilômetros de extensão, três paradas e ponto final na área dos terminais do aeroporto, com ligação feita por escadas rolantes. O edital para contratar o projeto executivo da linha foi publicado nesta semana.

Os projetos iniciais da linha traziam um traçado diferente: a saída seria na Estação do Brás, na zona leste, onde há conexão com o Metrô, e passaria pelo Tatuapé antes de chegar a Engenheiro Goulart. Com a mudança, o usuário do metrô terá de fazer uma baldeação a mais para chegar até o aeroporto, utilizando a Linha 12-Safira antes de acessar o novo ramal.

Segundo o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, a linha será projetada para que o intervalo de um trem para outro seja de seis minutos. Serão dez trens, com oito vagões cada, fazendo o percurso.

O trem sairá da Estação Engenheiro Goulart (da Linha 12-Safira), na zona leste da capital, cruzará a Rodovia Ayrton Senna, terá uma parada no conjunto habitacional Cecap, já batizada de Zezinho Magalhães, e terminará no aeroporto. As duas últimas estações serão construídas do zero. A estação Engenheiro Goulart será reformada para abrigar as duas linhas.

O edital lançado nesta semana vai contratar o projeto que vai definir o traçado final da linha e todos os detalhes técnicos da estação. Os envelopes com as propostas comerciais deverão ser abertos em 20 de dezembro. A previsão da CPTM é de que a obra só comece no fim do ano que vem. E só fique pronta em dezembro de 2014, depois da Copa do Mundo.

Lotes. Ainda de acordo com o presidente da CPTM, a construção da linha será dividida em três lotes. Mas o governo ainda não decidiu se vai permitir que uma mesma empresa (ou consórcio) construa mais de um lote - uma das limitações que resultou na paralisação das obras da Linha 5-Lilás do Metrô. A estimativa do Estado é de que, ao todo, a nova linha custe R$ 1,2 bilhão, incluindo a compra dos trens. Os recursos vêm de empréstimos já contratados pelo Metrô.

Há cerca de um mês, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que o Estado analisava se a construção e a operação da linha poderiam ser feitas por Parceria Público-Privada (PPP). Ontem, ele disse que isso ainda não está decidido.


Fonte: Revista Ferroviária

Nenhum comentário:

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com