Estação Amador Bueno, no penúltimo dia de operação |
Por Diego Silva
CPTM EM FOCO
Caros leitores, no dia 30 de abril do ano passado, estávamos noticiando o encerramento das atividades na extensão operacional da Linha 8-Diamante da CPTM, que iria passar por reformas para adequação de via e reconstrução das estações (Confira clicando aqui: CPTM encerra atividades da extensão da L8). Na época, o prazo dado para toda a realização da obra era de 18 meses, ou seja, a data final para entrega de todo o sistema operacional era de 1º de novembro de 2011. Hoje, é dia 24 de novembro, e a obra não está sequer na metade. Todos os usuários que utilizavam a extensão operacional entre Itapevi e Amador Bueno estão usando ônibus gratuitos da operação PAESE, da viação Benfica. Segundo relatos anteriores, o serviço de ônibus não está sendo realizado nos melhores padrões, havendo atrasos e falta de respeito com os usuários.
Trem série 4800 da CPTM: Serviço da extensão era o pior de toda a companhia |
Na época de nossa visita à extensão da Linha 8, encontramos um cenário de total abandono. Partindo de Itapevi, o serviço de trem era gratuito, por conta da precariedade da operação. Os trens que por ali circulavam, apelidado de ''trenzinho'' e ''jotinha'' (composições japonesas da década de 1950), baseados em aço carbono e três carros, circulavam sem oferecer qualquer tipo de conforto aos seus usuários. São muitas as histórias sobre acidentes ocorridos com aqueles trens, que hoje estão fora de serviço no pátio de Presidente Altino, em Osasco. As estações do trecho eram completamente abertas, dando acesso a qualquer um que quisesse ali entrar. Apenas em Amador Bueno, havia a presença de um vigilante. A viagem nunca ultrapassava os 25 km/h, graças ao descontrole de uma composição que perdeu os freios voltando de Amador Bueno, parando alguns metros depois de Itapevi. A vegetação estava adentrando toda a via, dando uma imagem de ainda mais abandono ao trecho.
Outdoor na estação de Amador Bueno informava o fim das operações |
Infelizmente, a obra não foi entregue no prazo estimado. De acordo com moradores locais, o máximo que fizeram foi demolir as estações de Ambuitá, Cimenrita, Santa Rita e Amador Bueno, além de retirar a rede aérea e uma das vias. Atualmente, o trecho está sendo utilizado pelos trens cargueiros da ALL (América Latina Logística). Segundo entrevista do presidente Mário Bandeira à Revista Ferrovia, o trecho seria entregue até o final de 2012. Em outra entrevista, o secretário de transportes metropolitanos Jurandir Fernandes afirmou que a extensão volta em 2014. Ou seja, divergência nas informações, usuários esperando o retorno do trem e ninguem se entende de fato sobre quando o trem seguirá outra vez até Amador Bueno. Em nossa postagem sobre o encerramento das atividades, afirmamos que estaríamos em Amador Bueno no dia 1º de Novembro desse ano, para participar da entrega da nova estação e do novo trecho. Mas, por força do destino (e também por estarmos no Brasil, onde nada é feito no prazo estimado), a entrega ainda parece longe. Os usuários da extensão ainda aguardam ansiosos pelo retorno do trem (direto, até Júlio Prestes, como foi prometido), para dar mais qualidade de vida e rapidez nos deslocamentos diários.
Novo trem série 8000 - 36 novos trens para a Linha 8-Diamante |
Texto de Diego Silva
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