Público visita maquete do monotrilho na NT 2011 |
A linha do monotrilho terá 24 km de extensão, 17 estações e 54 trens. O tráfego da linha será gerido pelo sistema de sinalização e controle automático Bombardier Cityflo 650, que permite que os trens circulem sem condutor (driverless).
O sistema terá capacidade para transportar 48 mil passageiros por hora e por sentido, o que corresponde a cerca de meio milhão de usuários diariamente. O trem tem velocidade máxima de 80 km/h e velocidade média operacional de 36 km/h, com intervalo entre trens de 75 segundos.
Os trens circularão em via elevada, entre 12 e 15 metros de altura, dependendo do trecho, ao longo das avenidas Luiz Inácio de Anhaia Melo, Sapopemba, Metalúrgicos e estrada do Iguatemi, na Zona Leste de São Paulo. As estruturas pré-moldadas estão sendo instaladas nos canteiros centrais e em alguns trechos na lateral das estradas e avenidas.
O primeiro trecho, de Vila Prudente até o Oratório, já em construção, tem inauguração prevista para o inicio de 2013. O trecho seguinte até São Mateus deve entrar em funcionamento em 2014. A chegada à Cidade Tiradentes, última etapa do percurso com 11 km de extensão, está prevista para acontecer em 2015.
O projeto completo está sob responsabilidade do Consórcio Expresso Monotrilho Leste, que é liderado pela construtora Queiroz Galvão e inclui ainda a construtora OAS e a Bombardier. A Bombardier será responsável por projetar, fabricar e fornecer toda parte mecânica e elétrica do sistema de monotrilho.
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