ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

15 de novembro de 2011

Expansão não deve garantir fim de superlotação nos trens de São Paulo

Segundo Jurandir Fernandes, o fim da superlotação dos trens no horário de pico depende de outros fatores relacionados à cidade e à população. Questionado pelo R7 sobre se um possível aumento da demanda de passageiros que podem vir a trocar o carro pelo transportes público (o que o governo defende como um dos fatores para melhorar o trânsito na cidade) pode agravar ainda mais essa superlotação, o secretário respondeu que esse, de fato, pode ser um fator para piorar a situação nos vagões. 

Atualmente, Metrô e CPTM juntos atendem diariamente cerca de 5,5 milhões de passageiros, segundo dados do próprio secretário. Até 2015, com a conclusão da linha 4-Amarela e a ampliação da linha 5-Lilás, a expectativa é de que o sistema de transporte sobre trilhos receba 10 milhões de passageiros por dia. 

Para minimizar a afirmação sobre o incremento de passageiros que pode vir a prejudicar ainda mais a lotação nos vagões, o secretário usou os exemplos de metrôs de cidades como Paris (França), Londres (Inglaterra) e Tóquio (Japão) que têm uma extensão de trilhos bem maior que a de São Paulo, mas que não são superlotados. Segundo Fernandes, transporte e sociedade irão se ajustar às realidades futuras. 


Alckmin também disse que os novos trens da CPTM e do Metrô vão diminuir o intervalo entre as viagens e aliviar a superlotação nos horários de pico.

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm