Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
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Jade
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8 Linha 8-Diamante
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9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
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1 Linha 1-Azul
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2 Linha 2-Verde
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Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
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5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
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17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
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Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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Modernização da rede metroferroviária é destaque do "Negócios nos Trilhos"

Os planos de investimentos da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos para CPTM e Metrô nos próximos quatro anos foram o destaque do encerramento do evento "Negócio nos Trilhos", nesta quinta-feira [10/11], no Expo Center Norte, em São Paulo. O Plano Pluri-Anual [PPA] do Governo do Estado prevê investimentos de cerca de R$ 39,4 bilhões nas duas empresas até 2015.

Os projetos metroferroviários seguem as seguintes diretrizes: aumentar as integrações entre os modais; dar continuidade às obras já iniciadas e melhorar a eficiência do que já está em operação; expandir a rede; e inovar, buscando novas soluções tecnológicas.

Com a expectativa de transportar 3,5 milhões de usuários por dia em 2014 [hoje já são 2,6 milhões], a CPTM trabalha em três frentes principais: modernização do sistema existente, estruturação da companhia para elevar seus padrões de serviço e expansão da malha atual. O presidente da CPTM, Mário Bandeira, apresentou a evolução da companhia, fundada em 1992 a partir da fusão de ferrovias centenárias, e uma perspectiva otimista para os próximos anos com os investimentos de R$ 9,4 bilhões previstos no PPA.

Além da modernização dos 260,7 km em operação, que inclui reconstrução e adequação de estações, sistemas de sinalização, rede aérea, energia e vias, Bandeira falou sobre a aquisição de mais trens, além dos 105 adquiridos nos últimos anos. "Estamos trabalhando para a ampliação da frota, estudando a aquisição de 21 trens por meio de aditamento de contratos existentes e outros 40 novos, cuja audiência pública será realizada no próximo dia 18 de novembro", revelou. 

O dirigente ainda fez uma explanação sobre os novos serviços que serão implantados pela CPTM: extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha, ligação Alphaville-Tamboré [Linha 8-Diamante], Expresso Oeste-Sul, Expresso Jundiaí, Trens Regionais [Sorocaba e Santos] e Expresso Guarulhos [ligação com o aeroporto de Cumbica]. 

Metrô

O presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, mostrou os principais projetos e metas do Metrô até 2015, cujos recursos previstos pelo PPA estadual se aproximam de R$ 30 bilhões. Entre os principais objetivos estão a ampliação da rede dos atuais 74,3 km para 137 km e ampliar a participação do Metrô nos transportes coletivos na Região Metropolitana de SP de 18% para 26% nesse período. 

Avelleda destacou que os benefícios econômicos e sociais com esses investimentos poderão ultrapassar os R$ 40 bilhões, se contabilizados a redução do tempo dos deslocamentos, poluição, acidentes de trânsito e custos operacionais da operação de carros e ônibus. "Não há nenhuma dificuldade orçamentária ou para alavancar recursos com o setor privado. O governo estadual já assumiu o compromisso e o nosso desafio é vencer os obstáculos para executar os investimentos", ressaltou.



CPTM

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