Foto: Ilustração |
A novidade foi anunciada ontem pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano Edson Aparecido. Ele esteve em Mogi e em Suzano para discutir a composição e outros aspectos relativos aos conselhos consultivos e câmaras técnicas de Desenvolvimento Metropolitano.
Embora tenha evitado citar datas ou prazos para a implantação do sistema, popularmente conhecido como "bilhete único", Aparecido confirmou que os estudos operacionais estão na etapa final e que o sistema "passou nos testes tecnológicos e jurídicos". "Os resultados foram bem satisfatórios. Agora, entramos numa fase de racionalização do sistema e que não deve ser muito longa. No entanto, é complicado estabelecer atas, mas a meta é colocar em operação a partir de dezembro em todos locais que tenham ligação com ônibus da EMTU, trens da CPTM e o Metrô", afirmou.
De acordo com o secretário, o valor na passagem não deve ser alterado. "Num primeiro momento, tudo permanece como está, sem aumento na passagem. Será uma tarifa única", garantiu.
Hoje, moradores do Alto Tietê quem utilizam a linha Coral-11 (Estudantes-Guaianases) ou Safira-12 (Braz-Calmon Viana) pagam R$ 2,90 pelo transporte ou pouco mais de R$ 3 por um coletivo dos ônibus da EMTU. Contudo, a proposta é criar um único bilhete para os três serviços : trem, metrô e ônibus intermunicipal.
O secretário estadual reforçou que a implantação do Bilhete Metropolitano será gradativa até o segundo semestre de 2012. "O primeiro passo é agregar a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) aos trens e metrô. Depois, fazer com que o BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano) também seja lido nos trens e no metrô. Isso em dezembro. Depois vem a outra fase, que é fazer com que cada município, com seu sistema local, também se integre ao BOM", detalhou
http://www.moginews.com.br