Projeto da nova Estação Osasco |
Ficando a cargo da Prefeitura, a responsabilidade de ceder a área pública e também algumas obras de adequação das vias públicas nos bairros Bonfim e Presidente Altino.
Novo visual
As obras, que mudarão o visual e a parte arquitetônica da atual estação, se integrarão também à Operação Tietê II, projeto da Prefeitura de Osasco que visa a reurbanização de toda área central de Osasco, integrando o Centro ao bairro do Bonfim e ao Conjunto Hervy.
Conforme o projeto da CPTM, além de moderna arquitetura, a nova estação ferroviária de Osasco oferecerá também conforto e segurança aos usuários.
As duas passagens subterrâneas, que hoje ligam a região central ao Bonfim e a Presidente Altino, serão substituídas por um tipo de laje coberta sobre a estação. Será uma ampla passagem com ligação direta entre esses dois bairros ao Largo de Osasco, e acesso às Ruas Antonio Agu e Primitiva Vianco.
A nova estação contará ainda com escadas fixas e rolantes, rampas e elevadores. Consta também no projeto a construção de um bicicletário com capacidade para abrigar cerca de 200 bicicletas.
A ampliação da estação Osasco, que ganhará uma nova plataforma e uma nova via férrea permitirá a redução do intervalo entre os trens que servem a uma das principais cidades da Região Metropolitana de São Paulo.
Também estão previstas intervenções nas ruas do entorno e a readequação do sistema viário, além de criação de um bicicletário e novo acesso para pedestres no local. a ampliação da estação Osasco é uma demanda histórica da cidade.
Com a obra, as linhas da CPTM que servem Osasco [8-Diamante e 9-Esmeralda] poderão utilizar plataformas distintas na estação e com isso o intervalo dos trens será reduzido.
O termo de cooperação entre CPTM e Prefeitura prevê a cessão pelo município de um trecho de 9,1 metros aos longo das ruas André Rovai e Erasmo Braga, na região central, para as obras de implantação da nova plataforma.