Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

15 de novembro de 2011

Exclusivo: CPTM testa o primeiro trem novo da Linha 8-Diamante

Passagem livre entre os carros é novidade na CPTM
Finalmente depois de anos de promessas os novos trens da Linha 8-Diamante já circulam em fase de testes na Linha 8-Diamante, até agora chegaram 5 de um total de 36 novos trens que serão entregues para a Linha 8, composições fabricadas pela empresa Espanhola CAF em Hortolândia SP.


Os trens em testes não quer dizer que eles serão entregues rapidamente, atraso também na instalação do novo sistema de sinalização irá atrasar a entrega dos trens, pois as novas composições estão vindo com o novo sistema CTBC, e as linhas atuais da CPTM ainda não tem o sistema CTBC,  de uma forma improvisada a CPTM esta tirando os equipamentos de ATC dos trens já estão em circulação e para colocar na nova série de trens a Série 8000 só assim que é possível fazer testes com o trem, lembrando que ATC é o sistema atual das Linhas da CPTM.


Serão 36 novos trens que serão entregues para a Linha 8-Diamante porém a CPTM não descarta a entrega de algumas unidades para a Linha 9-Esmeralda, tudo depende das necessidades operacionais.


Trem tem passagem livre entre os carros 
 Os novos trens da Série 8000 que a Linha 8-Diamante receberá são composições de ultima geração,  aparente até se confunde com os trens da Série 7000 ou 7500 , porém eles são mais modernos começando pelo interior do carro,  a nova disposição dos bancos permite maior aproveitamento do espaço dentro do carro,  a grande novidade que os trens terão passagem livre entre os carros através do sistema Gangway, isso permitirá ir do ultimo ao primeiro carro sem ter que sair de dentro da composição, além de proporcionar mais segurança aos usuários, portas largas, AR-Condicionado, câmeras de segurança, detector de fumaça,  janelas ampliadas entre outras especificações técnicas. 
Portas do trem são mais largas  

Enquanto os novos trens não são entregues, os usuários da Linha 8-Diamante vão se acostumando com as atuais composições que foram colocadas em circulação, as composições que hoje estão circulando junto com os trens da Série 5000 ´´eram´´ da Linha 9-Esmeralda, eram para ter 11 trens juntando as Série 3000 e 2070,  como a manutenção esta sofrendo sem peças de reposição nem todas as composições estão circulando.