Obras sem continuidade na Estação Francisco Morato |
Reforma e construção de estações estão com prazos atrasados. CPTM diz que houve problemas pontuais
Quem utiliza transporte coletivo em São Paulo, mais precisamente os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) conta os dias para a conclusão das obras que estão em andamento para modernizar as estações. Das 89 paradas do sistema, por onde circulam 2,6 milhões de pessoas diariamente, 12 estão em reforma. Destas, seis estão com o prazo de entrega atrasado.
Os problemas se concentram nas linhas 7-Rubi e 8-Diamante. As obras estão sendo feitas por construtoras contratadas pela CPTM por meio de concorrência pública. Em nota, a companhia esclareceu o motivo do atraso das obras (leia mais na página ao lado).
Na Linha 7-Rubi, os usuários da estação Francisco Morato, na Grande São Paulo, estão há um ano usando a plataforma provisória e a obra da estação está parada. “Nós estamos usando uma plataforma provisória desde o dia 7 de novembro do ano passado. Essa situação causa muitos transtornos para os usuários, pois o acesso é muito difícil e quando chove, há muitas goteiras”, afirmou o auxiliar administrativo Ricardo Guimarães, de 22 anos, que mora em Francisco Morato.
A futura Estação Vila Aurora, que está sendo construída entre as estações Jaraguá e Perus, na Zona Norte da capital, deverá ficar pronta em meados de abril de 2012, mas, por enquanto nenhuma parede foi erguida e o trilho auxiliar está em fase inicial de construção.
A construção da Estação Vila Aurora vai facilitar o transporte dos moradores do Parque Nações Unidas, que atualmente têm de tomar dois ônibus para chegar à estação Jaraguá. “Hoje eu levo uma hora e dez minutos para chegar ao trabalho, na Estação do Piqueri. Se a estação estivesse pronta, demoraria 15 minutos”, disse a contadora Taíse Vieira, de 33 anos.
O motorista Robson José Dantas, de 37 anos, também lamenta o fato de a estação ainda não estar pronta. “Há mais de 20 anos estamos reivindicando essa estação. Se ela já estivesse funcionando, como prometeram, eu chegaria mais rápido ao trabalho, no Centro.”
Na Linha 8-Diamante, o problema se concentra na Estação Osasco, na Grande São Paulo, que está sendo reconstruída. A obra já dura mais de um ano e, além de estar atrasada, coloca em risco a vida dos usuários, pois muitos têm de passar entre materiais de construção que estão pelo caminho e sob vigas de concreto que são usadas na estrutura da nova estação. Na última quinta-feira, dia 3, uma dessas vigas caiu sobre o telhado da rodoviária, que fica ao lado da estação. Um operário ficou ferido levemente, mas ninguém morreu.
Para o estagiário Thiago Vinhatti, de 23 anos, a obra dificulta o acesso à estação, pois a escada para chegar à estação é trocada de lugar com frequência. “A estação não tem uma saída fixa para os passageiros. Além disso, os degraus da escada provisória são perigosos.”
Ainda na Linha 8-Diamante, no trecho Itapevi-Amador Bueno, na Grande São Paulo, as estações Santa Rita, Ambuitá e Amador Bueno estão com as obras em ritmo lento.
Companhia teve de rever prazos de entrega
A CPTM teve de rever o prazo de entrega de algumas obras de modernização de estações por problemas diversos. Em nota, a companhia disse analisar alterações no projeto original, “que requerem novas soluções técnicas”, na Estação Francisco Morato, da Linha 7-Rubi.
O cronograma de construção da futura Estação Vila Aurora, da Linha 7-Rubi, teve de ser alterado porque o consórcio que venceu a licitação não conseguiu concluir a obra. Uma nova licitação teve de ser feita para contratar uma nova empresa. A previsão de entrega ficou para o segundo semestre de 2012.
Já a Estação Osasco, da Linha 8-Diamante, que deveria ficar pronta neste ano, deverá ser entregue em duas etapas. A primeira, em dezembro de 2011, e a segunda, em dezembro de 2012.
Já o cronograma das estações Santa Rita, Ambuitá e Amador Bueno, da Linha 8-Diamante, “foi revisto devido a interferências que impactaram no andamento da obra, como o corte de rocha em volume maior que o inicialmente previsto e a revisão do projeto no início deste ano”. A previsão de entrega da obra é em 2012.
Estação São Miguel terá acessibilidade
A Estação São Miguel Paulista, da Linha 12-Safira, está em reconstrução e deverá ser entregue no primeiro semestre de 2012. A nova edificação terá plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade (elevador, piso e rota tátil, comunicação em braille, corrimão e rampa).
2,6 milhões de pessoas usam os trens da CPTM todos os dias
Estação Pinheiros terá nova passarela
A Estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda, terá uma nova passarela. Segundo a CPTM, está em fase de execução o projeto para adequar a parte antiga da estação. A companhia não informou quando a obra ficará pronta. O terminal de ônibus, da SPTrans, está em fase de contratação de empresa para realizar a obra.
REGIANE SOARES VON ATZINGEN
regiane.soares@diariosp.com.br
http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/3263/Obras+em+ritmo+lento+nos+trilhos+dos+trens+
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