Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Da Faria Lima à Luz: tecnologia sem “mão” humana complica dia a dia do passageiro

A linha 4-Amarela foi construída com a promessa de ser a mais moderna do Metrô de São Paulo. Apesar dos sucessivos atrasos nas obras, a concessionária responsável pelo trajeto conseguiu cumprir o prometido e entregou à população uma linha em que os trens funcionam sem motorista e as portas das estações se abrem quando os vagões se "encaixam" na plataforma.


Mas a modernidade da linha 4-Amarela, em vários momentos, atrapalha no lugar de ajudar os passageiros. Passageira diária da linha, na última semana, utilizei os trens do trajeto somente nos horários de pico da manhã e do final da tarde e constatei que tanta tecnologia não ajuda ou atrapalha.


Na estação Butantã, o problema maior no horário de pico é acessar a plataforma. Isso porque há sempre de duas a quatro escadas rolantes desligadas. As que funcionam ficam aglomeradas. Perguntado sobre o motivo do desligamento, um funcionário do consórcio, identificado como Orlando, disse que os motores das escadas estavam superaquecendo por conta da demanda excessiva e precisavam ser desligados.

O trecho mais lotado está entre as estações Pinheiros e Paulista, onde há superlotação na transferência para linha 2-Verde; e, em Pinheiros, por conta da transferência para o trem da linha Osasco-Grajaú. No horário de pico, as escadas rolantes dessa transferência costumam ser desligadas para prevenir acidentes. Com isso, formam-se longas filas ao longo do corredor de acesso. Também para prevenir acidentes, segundo os funcionários do local, as esteiras ficam desligadas em horário de pico.
A saída do vagão para a linha Verde é confusa. Os fluxos de ida e vinda se cruzam para que o usuário acesse a transferência. São comuns "encontrões" entre as pessoas, principalmente com a população com problemas de locomoção (idosos, mães com criança de colo etc.)
Depois da Paulista, os vagões seguem um pouco mais vazios. Na estação República, a sinalização para transferência para a linha Vermelha é confusa, e faltam funcionários para auxiliar o usuário. Mais uma vez, os fluxos de ida e vinda se cruzam no acesso à estação República, principalmente no horário de pico.
Portas "engasgam"
Também não é difícil ver as portas "engasgarem" para abrir quando o trem para nas estações. Como o sistema só permite que as portas da estação e dos vagões se abram se estiverem perfeitamente alinhadas, quando o trem para um pouco "fora do ponto" o passageiro é obrigado a esperara um vaivém do trem para ter o acesso liberado.
Apesar dos problemas, os vagões da linha Amarela são limpos. O intervalo entre os trens é inferior a dois minutos. Os elevadores das estações funcionam, mas poucas pessoas recorrem a eles. Normalmente, são mães com bebês ou idosos. 
Mas, na linha em que a tecnologia é a principal propaganda, ainda não é possível nem falar ao celular, porque não existe sinal de telefonia móvel.




Fonte: R7





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