Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

11 de maio de 2011

Metrô de SP desiste de estação em Higienópolis e discussão pega fogo na rede


Pressão de moradores do bairro teria motivado a alteração. Usuários ironizam decisão no FB, protestam no Twitter e até descambam para o antissemitismo.


A decisão do Governo do Estado de São Paulo de alterar o traçado da Linha 6 (Laranja) do Metrô, transferindo a estação que seria construída na Avenida Angélica para um local próximo ao Estádio do Pacaembu, ganhou enorme repercussão nas redes sociais nesta quarta-feira (11/05).
A maioria dos usuários protesta contra a mudança. Não por se sentir prejudicada, mas por discordar das possíveis motivações que levaram o Governo a rever seu plano. Segundo o jornal Folha de São Paulo, a Associação Defenda Higienópolis reuniu mais de três mil assinaturas de moradores do bairro contrários ao surgimento de mais uma estação nas redondezas.
A polêmica está na justificativa. O texto do abaixo-assinado diz que o metrô traria "pessoas diferenciadas" à região, afetando a qualidade de vida e aumentando o número de “ocorrências indesejadas”. Além disso, comenta que, devido às dimensões da construção, o entorno seria “degradado”, pois se transformaria em um “camelódromo”.
Churrasco e preconceito
Como forma de ironizar a posição de milhares de moradores de Higienópolis – um bairro de alto padrão – um evento foi criado no Facebook: “O churrascão da gente diferenciada”. Na descrição da página, há um convite para que, neste sábado (14/05), todos se reúnam em frente ao shopping da região para provar que, “se os ricos não chegam aos pobres, os pobres, sim, chegam aos ricos”. A sugestão é que os convidados levem farofa e carne de gato. Mais de 11 mil pessoas (até a publicação deste texto) confirmaram presença.
O incidente foi destaque também no Twitter. As palavras-chave #higienópolis e #gentediferenciadaalcançaram, respectivamente, a liderança e a segunda colocação no treding topics nacional. As mensagens de indignação eram as mais comuns, mas houve espaço para as bem humoradas: “E se o metro em Higienopolis tiver uma entrada de Serviço e uma Social, pode?”, questionou @rodrigo_facknet. “A galera não quer metro lá? Alguém avisa essa #gentediferenciada que isso vai demorar uns 29 anos... nao se preocupem”, afirmou @JesusBebasso, zombando da demora do Governo em concluir obras.
Infelizmente, mensagens antissemitas se fizeram presentes, já que o bairro é conhecido por sua grande colônia judaica. O usuário @ateucristao, por exemplo, publicou: “O nome é Higienópolis, mas o correto seria forno de cremação, já que lá é lotado de judeus”. Já o @otaviogws disse: “Cadê o Hitler pra botar fogo na galera do Higienópolis? Faz falta o bigode”.
Palavra oficial
Segundo o Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a alteração do traçado não foi motivada pela pressão da associação. Ele afirmou a estação ficaria muito próxima de outras duas: as futuras estações Mackenzie – 600 metros de distância – e PUC-Cardoso de Almeida – 1500 metros. Ambas fazem parte da linha laranja, cuja licitação só ocorrerá em 2013.  Fonte: UOL