O horário de funcionamento da Linha 4-Amarela de Metrô de São Paulo será ampliado a partir desta segunda-feira (02). O novo horário será das 4h40 às 15h, de segunda a sexta-feira, incluindo feriados.
A expansão do horário faz parte da estratégia de ampliar gradativamente o horário de operação das três estações (Paulista, Faria Lima e Butantã) que já foram inauguradas na linha.
A Paulista é uma das que terão novo horário nesta segunda-feiraDe acordo com a concessionária ViaQuatro, a atual demanda de 29 mil passageiros/dia deve passar para cerca de 50 mil.
A razão de manter a linha operando ainda em horário reduzido, ampliando-o de forma progressiva, é para permitir que todos os testes sejam concluídos e a linha esteja apta a operar em horário pleno, todos os dias da semana, o que só deverá ocorrer com a conclusão da primeira fase de operação, após a inauguração das estações Pinheiros, República e Luz.
Nos horários em que não há operação comercial, são realizados os testes. Para a realização desses testes, a via precisa estar livre e os carros vazios para que os trens possam circular fora do horário de operação e fora do horário de manutenção da via, realizada diariamente.O trajeto entre as Estações Butantã e Paulista tem 5,2 km de extensão e é feito em sete minutos.
Ao todo, a Linha 4-Amarela contará com 12,8 km entre o pátio de manutenção, no bairro da Vila Sônia e a Estação Luz.
Estação Pinheiros
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou na última semana que a estação Pinheiros, da Linha 4 - Amarela, será inaugurada no próximo dia 16.
O anúncio do governador foi feito durante a entrega de três novos trens para operação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O evento foi realizado na estação Brás e incluiu uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO).
Fonte: Portal IG
Foto: Ricardo Guimarães