O governo do Estado deu um passo para tirar do papel um plano para o transporte público que promete encurtar a distância entre a região e a Capital, beneficiando diretamente milhares de passageiros que dependem dos trens no Grande ABC.
Discutido há pelo menos seis anos, o Expresso ABC foi inscrito no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade Urbana, do governo federal e, se aprovado, poderá, enfim, obter parte dos recursos que necessita para deixar de ser somente uma boa ideia.
Espécie de Metrô de superfície, a linha é considerada o principal plano ferroviário para o Grande ABC.
A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos garante que o projeto é uma de suas prioridades.
SISTEMA- Orçado em R$ 1,2 bilhão, o Expresso ABC, que também já foi chamado de Expresso Sudeste, consiste na criação de linha paralela aos trilhos por onde hoje correm os trens da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga Rio Grande da Serra à Estação da Luz, em São Paulo.
Quando os primeiros estudos sobre o projeto foram anunciados, a expectativa era de que o tempo de viagem entre Mauá e a Capital fosse enxugado pela metade, passando de quase meia hora para 12 minutos.
O plano prevê a criação de 24 quilômetros de trilhos unidos por seis pontos de parada, sendo três no Grande ABC e três na Capital - Mauá, Santo André, São Caetano, na região, e Tamanduateí, Brás e Luz, em São Paulo.
O intervalo entre um trem e outro, para embarque e desembarque de passageiros, será de seis minutos.
Nas estações de maior movimento, apenas três minutos irão separar uma composição e outra.
Além do aumento da velocidade média dos veículos, a prometida agilidade do sistema será alcançada também pela união desses dois fatores: menos tempo de espera e número reduzido de paradas, por isso serão apenas seis estações.
Para a implantação do ramal, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos irá adquirir 11 novos trens.
PÚBLICO - Atualmente, pela Linha 10-Turquesa, que corta cinco cidades do Grande ABC, transitam diariamente cerca de 366 mil pessoas.
Segundo o governo do Estado, após a chegada do Expresso ABC, as duas linhas irão transportar, juntas, até 626 mil passageiros por dia.
Desde que o projeto começou a ser estudado, diversas datas já foram oferecidas para marcar o começo das obras e início das operações no sistema.
Não há, agora, porém, novo prazo determinado, embora o governo do Estado vislumbre que os trens do Expresso ABC possam correr pelos trilhos ainda nesta gestão de Geraldo Alckmin (PSDB), que se encerra em dezembro de 2014.
Governo espera autorização para buscar PPP
Antes da resposta da União sobre possível repasse de verba do PAC, a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos terá ou não sinal verde para avançar em outra fonte de investimento, a iniciativa privada.
A CPTM já entregou estudo preliminar para inserir o Expresso ABC na lista das PPPs (Parcerias Público-Privadas) do governo do Estado.
A expectativa é que o conselho gestor se manifeste sobre a solicitação em junho.
A Linha 4-Amarela do Metrô é exemplo de empreendimento desenvolvido por uma PPP. O sistema está sendo construído por um consórcio, que recebeu concessão para explorar comercialmente a linha por 30 anos.
O Expresso ABC terá conexões na CPTM com a Linha 7-Rubi, na Estação Luz; na Linha 11-Coral, nas estações Luz e Brás; e na Linha 12-Safira, no Brás. No Metrô, as conexões serão com a Linha 2-Verde, no Tamanduateí; com as Linhas 1-Azul e 4-Amarela, na Luz; e com a 3-Vermelha, no Brás.
Fonte: Diário do Grande ABC
Fotos: Luis Gustavo