SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

As novas máquinas de lavar trens do metrô de São Paulo

Parecido com lava-rápido de carros, sistema reaproveita 70% da água já usada

Em certos aspectos, os cuidados necessários com um trem do Metrô são parecidos com os dos carros. As composições também estão sujeitas a sol, chuva e poluição - mesmo as que só trafegam dentro dos túneis, por conta das saídas de ventilação. Por isso, a limpeza também é parecida e são usados "lava-rápidos". E para melhorar a eficiência, essas máquinas da companhia estão sendo trocadas pela primeira vez em 35 anos.


As novas máquinas começaram a ser instaladas há dois meses no pátio Jabaquara (Linha 1-Azul) e depois serão expandidas para Itaquera (Linha 3-Vermelha) e Capão Redondo (Linha 5-Lilás). Elas mantêm as características típicas de um lava-rápido de carros: o condutor leva os trens a uma velocidade de 5 km/h enquanto os braços de uma máquina com cerdas, controladas por funcionários em uma cabine externa, vai esfregando a composição. O processo de lavagem das laterais dura entre 20 e 30 minutos.

Os trens são lavados durante a madrugada ou no horário de menor movimento de público nos pátios de sua linha. Trabalham na lavagem dois operadores da máquina e outras seis pessoas em cada vagão, esfregando o teto. Esse processo é realizado semanalmente, mas a limpeza da parte interna dos trens é diária.

As composições também passam por um trabalho mais intenso de limpeza - com duas horas de duração em média - a cada dois meses, com detergentes específicos, principalmente na parte de cima dos vagões, que está mais exposta à oxidação.

A principal novidade das novas máquinas de lava-rápido é que elas conseguem reaproveitar a água utilizada no processo. Os cálculos do Metrô apontam que 70% da água utilizada seja proveniente de lavagens anteriores e apenas 30% seja de fornecimento da Sabesp.

"O excedente de água é captado por tanques e depois tratado para que possamos utilizar em novas lavagens", diz o gerente de Manutenção do Metrô, Walter Castro. Depois de captada pelos reservatórios que ficam enterrados embaixo de onde os trens passam, a água é levada para uma caixa d"água que fica no alto da máquina, para ser novamente utilizada. As máquinas antigas não possuíam esse sistema de reaproveitamento.

Ajustes. Outra novidade é que as novas máquinas podem ser ajustadas mais facilmente, modificando a posição dos braços mecânicos e das cerdas que vão esfregar as laterais. Isso é considerado uma vantagem, porque a frota atual da companhia tem unidades com diferentes aerodinâmicas - rodam na Linha 3-Vermelha, por exemplo, trens da marca Cobrasma e Mafersa (ambos do início da década de 1980) e também os CAF (de 2010).

"É um conjunto mais eficiente. Nós conseguimos colocar a máquina em uma determinada posição, de acordo com o modelo dos trens. Essa nova máquina tem uma tecnologia de escovas com cerdas diferenciadas, que consegue penetrar mais nas ranhuras do trem e limpar melhor", completa Castro.

Fonte e Fotos: Estadão

Nenhum comentário:

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com