Trens do Metrô SP |
O setor de transporte de passageiros sobre trilhos no país teve, durante muito tempo, um desenvolvimento inexpressivo, muito lento para o tamanho e para o acelerado crescimento das cidades brasileiras.
Entretanto, a retomada dos investimentos em diversos projetos de mobilidade urbana nas principais cidades do país comprova a tendência de expansão dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos para a próxima década, na qual o Brasil será o centro das atenções no mundo devido, principalmente, à realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
É nesse cenário que se insere a ANPTrilhos, criada com objetivo de promover o constante desenvolvimento e aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no país, buscando tornar concretas ações na defesa dos interesses do setor.
Já faziam parte da Associação as empresas SuperVia e Metrô Rio, operadoras do sistema metroviário do Rio de Janeiro; a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF); a Associação Nacional da Indústria Ferroviária (ABIFER); e a Associação Brasileira de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC).
Com a entrada do Metrô SP, a ANPTrilhos passa a representar cerca de 70% do setor de transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil, que é responsável pelo transporte diário de aproximadamente 7,7 milhões passageiros, sem considerar aqueles que passeiam pelos trens turísticos e culturais.Segundo Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos, a filiação do Metrô SP foi um importante passo para que a entidade ganhe representatividade nacional.
“Esperamos que em breve as demais operadoras de trens de passageiros e a indústria ferroviária também passem a integrar o quadro de associados da ANPTrilhos, fazendo com que essa participação conjunta tenha maior força para contribuir, não só com o crescimento e desenvolvimento do setor, bem como com a defesa dos seus interesses”.
Para Vicente Abate, diretor Comercial da ANPTrilhos e presidente da ABIFER, a entrada do Metrô SP vem fortalecer ainda mais a Associação. “A filiação do Metrô SP é importante no sentido de agregar ao quadro de associados da ANPTrilhos empresas operadoras de grande porte, como já é o caso do Metrô Rio e SuperVia.
Entretanto, a indústria e outras entidades de classe também estão convidadas a participar desse movimento em prol do desenvolvimento do setor, através de sua filiação.” Fonte: ANPTrilhos
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM