Estação Francisco Morato Lotada após quebra de trem em Perus |
A manhã de hoje não foi nada fácil para quem depende da Linha 7-Rubi da CPTM. Uma composição dessa linha avariou na estação de Caieiras, e travou toda a circulação, causando lotação na estação Luz.
Com isso, chegou-se até a termos 50 minutos sem um trem prestando serviços para Francisco Morato. Como fazemos diariamente, chegamos até a Estação Luz por volta das 07h, e o sistema de som da estação já anunciava o problema.
Trem série 2100 auxiliando a operação da Linha 7-Rubi |
Com a saída desse segundo trem, ficou um ´buraco` na circulação, e a plataforma central ficou completamente abarrotada, cena essa que se repetia a cada trem da Linha 11-Coral que chegava.
Sem qualquer previsão de trens, a CPTM puxou um trem da Linha 10-Turquesa para prestar serviços até a estação de Pirituba (aos que não sabem, esse trem possui restrições, e não pode passar de Pirituba). Cena muitíssimo curiosa, mas infelizmente não pudemos participar dessa tão rara viagem, devido à lotação da plataforma.
Com a saída desse trem, passaram-se alguns minutos e chegou mais um trem série 1100. Durante o embarque, uma cena curiosa: três usuárias se revoltaram, foram até a ponta da plataforma, desceram, e seguiram caminhando sentido Palmeiras-Barra Funda. Mais que depressa, dois Agentes de Segurança foram atrás das infratoras (caminhar pelos trilhos é proibido, por lei federal).
Nesse meio tempo, mais um trem série 1100 estacionou em Luz, e finalmente pudemos embarcar. Durante a descida do trecho, notou-se uma fila enorme de trens para estacionar na estação Luz: seis composições, todas de oito carros, aguardavam para estacionar, todas elas lotadas.
Após meu desembarque em Palmeiras-Barra Funda, notou-se a regularidade do sistema, depois do caos que se foi criado. Segundo informações de outros canais de mídia, o problema no trem foi causado no sistema de tração, e o mesmo já está recolhido para manutenção.
Texto: Diego Silva
Foto: Diego Silva
Blog CPTM em Foco