SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

MRS: fim de gargalo logístico em São Paulo

Cargueiro passando pela Estação Luz 
Um dos maiores nós ferroviários do país deve, finalmente, ser resolvido. O ferroanel da cidade de São Paulo, um projeto considerado prioritário pelo governo federal na primeira edição do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), pode começar a ser construído em até seis meses.  

A empresa que detém a concessão do trecho é a MRS Logística. O presidente, Eduardo Parente, disse que o governo está mais sensível à questão, já que 2012 se aproxima e a utilização conjunta dos trens de carga com o de passageiros tem que chegar ao fim.  A MRS hoje utiliza os trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para transpor a capital paulista. 

 Mas, na capital, as composições têm que passar com uma capacidade reduzida, mais leve, e nos períodos entre 9h e 15h e 21h às 3h.  Além disso, a CPTM tem um projeto de aumento de capacidade de transporte de passageiros, com trens novos, que será concluído no próximo ano. Isso limita muito o nosso movimento, pois não podemos crescer, principalmente em carga geral, em função dessa transposição, disse Parente.  

O impasse surgiu mesmo na equação financeira do projeto. Pelos planos do governo federal, grande parte dos investimentos seriam realizados pela concessionária que opera essa linha, no caso a MRS.  O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fez um estudo de viabilidade econômica que apontou investimentos federais de em torno de R$ 130 milhões na obra, orçada em cerca de R$ 2 bilhões. 

 É o maior gargalo ferroviário do país. É inimaginável que o transporte de passageiros cerceie o movimento de cargas, disse recentemente o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo. 

 Agora, depois de idas e vidas, a MRS e o governo federal parecem ter chegado a um consenso.  Segundo Parente, após várias reuniões entre a empresa e o governo federal, o mais provável será a construção do ferroanel ligando as cidades de Jundiaí e Santos. Serão, segundo ele, 211 quilômetros de trilhos.  

Se São Paulo quer resolver o problema do caminhão na cidade, quer melhorar o trânsito nas ruas, a solução é o Ferroanel. Com esse trecho, conseguimos tirar de dentro da capital 4 mil veículos pesados por dia. É um benefício que o governo não pode desprezar, por isso, as conversas estão adiantadas e acredito que em seis meses, sai a definição do projeto e a licitação para a obra, disse o executivo. 

 Enquanto o ferroanel não vem, a MRS está investindo na segregação das linhas da CPTM na região de Mogi das Cruzes. Serão construídos 12 quilômetros de via e o investimento é de R$ 12 milhões.  Só conseguimos resolver parte do problema.

 E estes recursos são da MRS, pois, esse projeto se paga sozinho em função do transporte do minério para a Cosipa, em Santos, afirmou Parente.  Nos últimos quatro anos, o transporte diário de passageiros saiu de 1,5 milhões para 2,2 milhões e os planos são de atingir 3,7 milhões nos próximos anos.  

O plano de expansão da CPTM visa a operação de suas linhas com qualidade de metrô e as vias existentes não admitem mais esse compartilhamento. Fonte: Interlogística 

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