Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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MRS: compartilhar rede impede melhor uso

Trem de Carga compartilhando a rede da CPTM
 O presidente da MRS Logística, Eduardo Parente, disse que os problemas logísticos e de compartilhamento da linha com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) impedem um melhor uso da ferrovia.

Segundo ele, nos trechos de até 400 quilômetros, as ferrovias tendem a ser pouco competitivas em relação aos caminhões para pequenas quantidades de carga.

A carga precisa ser levada da indústria ao terminal ferroviário por caminhão e aí há perda de tempo. Numa distância longa, é possível recuperar o tempo.

 Nas curtas, é mais difícil, disse Parente.Mas o problema específico em SP é, segundo Parente, o compartilhamento com os trens urbanos. Os trens têm prioridade no uso da rede e a carga só passa em 12 horas por dia. 

Além disso, há restrições operacionais, como redução de peso e velocidade no trecho compartilhado.Para aumentar o volume transportado, seriam necessários dois investimentos. O primeiro é a construção de linha compartilhada em Itaquaquecetuba, que levaria as cargas para Santos sem passar por São Paulo.

O investimento é de R$ 120 milhões.O segundo seria a construção do ferroanel norte, ligando a região de Jundiaí a Itaquaquecetuba. Segundo ele, com esse anel, que custaria R$ 2 bilhões, seria possível não passar com cargas pelo centro de São Paulo. Fonte: Folha SP 

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