Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Loop operacional, estratégia da CPTM para escoar rapidamente a demanda

Foto Diego Silva
Matéria cooperativa - Blog CPTM em Foco e Blog Diário da CPTM
Durante o horário de pico, tem sido comum alguns usuários reclamarem sobre qual destino o trem está tomando. 


Já faz algum tempo que a CPTM adota a estratégia de loop em suas linhas, uma vez que o maior volume da demanda se concentra em estações intermediárias, e não nos terminais. Todavia, é necessário que o usuário perceba, assim que o trem estacione na plataforma, qual o seu destino, indicado em mostradores nas cabines. 


Essa estratégia é usada para escoar rapidamente a demanda, e fazer com que os trens voltem mais rapidamente para o ponto de início, a fim de agilizar o processo de transporte dos usuários. 


O loop não deve ser entendido como uma ´´falta do que fazer`` (como já ouvi usuários comentando). Essa estratégia, como citado, visa agilizar o processo de transporte, e diminuir a lotação. Veja os loops em suas linhas:



Linha 7-Rubi: Luz x Francisco Morato (60 minutos); 
Loop: Palmeiras-Barra Funda x Caieiras (25 minutos)

Linha 8-Diamante: Júlio Prestes x Itapevi (60 minutos);
Loop: Palmeiras-Barra Funda x Barueri (38 minutos)

Linha 10-Turquesa: Luz x Rio Grande da Serra (61 minutos);
Loop: Luz x Mauá (40 minutos)

Linha 11-Coral: Luz x Guaianazes (38 minutos)
Loop: Luz x Estudantes (72 minutos)
A linha 11-coral é dividida em duas partes, e existe integração na estação Guaianazes. A fim de evitar essa integração, a CPTM disponibiliza trens diretos até Estudantes, em horários determinados.

Linha 12-Safira: Brás x Calmon Viana (62 minutos)
Loop: Brás x Engenheiro Manoel Feio (50 minutos)


Fonte: Diego Silva

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