Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Embarque em trens da CPTM em horário de pico requer paciência

CPTM tem 89 estações distribuídas em 260 km de trilhos.Em seis anos, movimento passou para 2,4 milhões de passageiros.
O combate à poluição do ar passa pela valorização do transporte público, mas nos horários de pico os trens da CPTM que seguem para a Zona Leste de São Paulo exigem do passageiro paciência e resistência física.


Na Estação Luz, no final de tarde, na hora de voltar para casa, é um sufoco. Quando o trem chega, há correria para entrar nos vagões. A maior disputa é para conseguir um lugar para sentar. Vanessa, com quatro filhos pequenos, também sofre. “Eu saio no tapa”, diz.saiba maisVeja como está a qualidade do ar na Grande SPÉ empurrão, pisada e bolsada. 


Os passageiros têm de se proteger e as mulheres reclamam de falta de gentileza dos homens. “Os homens entram primeiro e se esquecem das mulheres. Nem as grávidas têm privilégio. As senhoras de idade não têm privilégio”, reclama a passageira. O homem se defende. “São direitos iguais”, diz o passageiro.


O movimento nos trens aumentou muito nos últimos seis anos. Passou de 1,5 milhão para 2,4 milhões de passageiros. Todo mundo se espreme nos horários de pico.A rede de trens da CPTM tem 89 estações distribuídas ao longo de 260 km de trilhos na grande São Paulo. “Melhorou um pouco. 


Colocaram trens novos. Mas acho que precisa melhorar muito”, avalia a vendedora Tamara Santos.O governo diz que está investindo R$ 1 bilhão neste ano para melhorar o sistema. “Com a troca do sistema de sinalização será permitida a aproximação entre os trens, com segurança e mais rapidez. 


Com isso haverá a possibilidade da diminuição dos intervalos em todas as linhas, melhorando a oferta de lugares”, afirma Francisco Pierrini, gerente de operações da CPTM.


A meta da CPTM é reduzir para três minutos o intervalo dos trens nos horários de pico e, assim, diminuir a superlotação. 
Fonte: G1  
Foto: Ricardo Guimarães

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm