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9 de maio de 2011

Confira as últimas tecnologias da linha 4 Amarela do Metrô SP

                         
 Imagine  você dentro de um carro desgovernado. O motorista do veículo simplesmente sumiu da direção e não tem ninguém no controle. Ninguém quer passar por uma situação como essa, não é? E você já pensou na possibilidade de andar em um metrô que vai de uma estação à outra sozinho, sem a interferência dos tradicionais operadores de trens? Bom, em São Paulo isso já existe, e ao contrário de um carro sem o condutor, o transporte dos passageiros é realizado em total segurança!
Interior de um trem da Linha 4
"No início de cada dia é montada uma tabela horário e um conjunto de missões. Então é dito para os trens: olha, vocês têm que cumprir o trajeto Faria Lima até a Paulista nesses horários. E a partir daí o sistema é totalmente automático, então ele vai regulando de tal maneira que esses horários sejam, da melhor maneira possível e disponível, respeitados. Porque imagine que o usuário pode, por alguma razão, ficar bloqueando as portas, então a tabela horária não vai ser cumprida. Então o sistema automaticamente regulando para que depois de um tempo essa perturbação seja corrigida". explica o diretor Presidente da ViaQuatro, Luis Valença.


Trem da Linha 4
É a partir desta central de controle que todas as ações relacionadas aos trens são tomadas. Esse funcionário é o responsável por monitorar o status e parâmetros da operação. Ele não pode desgrudar o olho da tela do computador e desse painel gigante. Tá vendo esses dois bloquinhos em movimento? Eles representam os dois trens percorrendo o caminho entre as estações. Mas... nem toda a tecnologia pode dar conta de todos os imprevistos... Você deve estar curioso para saber o que acontece se houver uma pane, não é? Aí não tem jeito, a solução é recorrer ao modo tradicional mesmo.

"O sistema tem um controle manual, então ele tem lá um pequeno painel de controle que o operador, na forma tradicional, consegue assumir o controle do trem e levar os passageiros até a próxima estação, e ali fazer o desembarque", esclarece Valença.

Todas as informações geradas pela central de controle são emitidas por antenas como esta aqui, que ficam espalhadas ao longo do caminho percorrido pelo trem. Os vagões, agora, não possuem 

Fonte: Olhar Digital

Página: Oficial Diário da CPTM

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