Trem da CPTM |
Nos últimos cinco anos, foram entregues 36 estações acessíveis [6 novas, 4 reconstruídas, 8 modernizadas e 18 adaptadas], 50 trens novos e 34 reformados, além da adoção de medidas para melhorar a qualidade dos serviços.
Outras 10 estações estão em obras, sendo uma implantada - Vila Aurora -, com previsão de entrega entre final de 2011 e ao longo de 2012.Em 1992, quando foi criada, a CPTM herdou uma ferrovia carente de recursos. O número de usuários transportados diariamente não passava de 900 mil. Em 1994, quando efetivamente assumiu a operação das linhas, a CPTM chegou a registrar apenas 800 mil usuários/dia.
Novo trem da CPTM |
Com os investimentos já realizados, a CPTM alcançou a marca de 2,4 milhões de passageiros transportados por dia, o triplo de quando começou a operar.
TrajetóriaQuem utiliza o sistema desde 1992 lembra da situação caótica herdada pela CPTM à época de sua fundação. Pingentes, surfistas, arrastões, longos intervalos, condições precárias das estações, trens e manutenção dos sistemas, além de ineficiência, faziam parte do cotidiano dos usuários.
Mas o cenário mudou radicalmente com os investimentos na modernização da companhia.Nesse período, a companhia ganhou novas estações, modernizou outras, adquiriu trens de última geração.
Os intervalos entre as composições, nos horários de pico passaram de 20 minutos em algumas linhas, no início dos anos 1990, para cinco na Linha 9-Esmeralda e Expresso Leste/Linha 11-Coral.
Graças à atuação firme das equipes de Segurança, a CPTM alcançou o padrão internacional que é inferior a duas ocorrências por milhão de passageiros transportados. Essas e outras iniciativas conquistaram a confiança da população, que adotou os trens metropolitanos como uma das melhores opções de transporte. Fonte: CPTM