ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

23 de maio de 2011

Alckmin promete mudar modelo de licitação do metrô

Trem da Linha 4
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse ontem que vai mudar o modelo de licitação que será adotado na construção das próximas linhas do metrô. 

A decisão foi tomada para evitar que se repitam os transtornos verificados no prolongamento da Linha 5-Lilás - que vai da região do Largo 13 de Maio até a Chácara Klabin, na zona sul.

Além das suspeitas de irregularidades na licitação - uma vez que os vencedores seriam conhecidos antes da abertura dos envelopes -, o prolongamento da Linha 5-Lilás enfrenta ações judiciais que questionam o modelo. 

Uma delas tramita na 9.ª Vara da Fazenda Pública e pode nos próximos dias novamente travar o contrato, que foi retomado anteontem pelo governo estadual, após sete meses de paralisação.

O principal ponto questionado é a cláusula que impede que o consórcio vencedor de um dos oito lotes também seja responsável por outro. 

Esse modelo foi adotado, segundo informou na ocasião a gestão passada, para evitar que uma empresa com problemas financeiros, por exemplo, paralise o restante da obra.Por outro lado, esse modelo permite que propostas mais caras vençam os lotes. 

Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo de ontem mostrou que o modelo da Linha 5-Lilás encareceu em R$ 304 milhões a obra. Isso porque a empresa que venceu o lote 1 foi excluída das demais seleções, mesmo apresentando uma proposta de menor valor. 

A mesma situação se repetiu em outros cinco lotes."Eu pretendo nas novas licitações, e estamos aqui falando da Linha 6-Laranja, que, quando você tem vários lotes, quem ganhe um deles possa ganhar dois, para você ter disputa no processo licitatório", disse o governador, durante inauguração de obras da Sabesp pela manhã. 

Esse modelo poderia fazer as propostas mais baratas ganharem os lotes da obra. "Agora, essa licitação (Linha 5-Lilás) já estava contratada. Então, você não pode romper o contrato se não tem fato jurídico", completou. Fonte: Folha 


As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm