Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de maio de 2011

Trabalhadores da CPTM decidem entrar em greve nesta quarta

Foto: Ricardo Guimarães
TRT determina manutenção de 90% da frota circulando no rush e 70% no horário de vale

A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] informa que já acionou o Plano de Contingência, de acordo com a legislação, que determina a manutenção de serviços essenciais em caso de greve, em razão da paralisação parcial deflagrada pelos sindicatos das linhas 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi], 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú], 11-Coral [Luz-Estudantes] e 12-Safira [Brás-Calmon Viana], para esta quarta-feira, dia 1º, a partir da zero hora.

Durante a assembleia realizada pelos quatro sindicatos, dois não aceitaram a proposta de 3,07% de reajuste salarial oferecida pela Companhia, além do reajuste dos benefícios extra-salários que a CPTM já proporciona. São eles: Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana - STEFZS, que reúne as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil - STEFZCB, que congrega as Linhas 11-Coral e 12-Safira.

A CPTM preparou esquema especial para garantir o acesso de todos os empregados que queiram trabalhar. Cabe ressaltar que o Tribunal Regional do Trabalho [TRT] determinou na audiência, desta terça-feira [31], que a categoria mantenha 90% da frota em operação nos horários de pico e 70% em circulação nos horários de vale. Além disso, a CPTM contará com o auxílio de empregados do Metrô treinados para atuarem no plano de contingência. Fonte: CPTM