Trem Bala |
Pelo projeto original, a estação está prevista para o aeroporto Campo de Marte, na zona norte, mas a Prefeitura defende que seja na Barra Funda, na região central. O município tem um projeto de revitalização para o local."A ideia é tirar o nome do Campo de Marte do projeto do TAV e assim flexibilizar a decisão sobre a localização da estação, deixá-la a cargo do investidor", afirmou Figueiredo.
Segundo ele, alguns técnicos defendem, inclusive, que é possível ter duas estações em grandes centros urbanos.
Questionado se o trem-bala estará pronto para os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos, o diretor da ANTT reafirmou que para a Copa do Mundo, em 2014, não será possível, mas que existe a possibilidade de pelo menos um trecho ser concluído até a Olimpíada, em 2016. "Para a Copa, com certeza, não há a menor possibilidade.
Para a Olimpíada pode ser feito um esforço para que pelo menos um trecho seja viabilizado", afirmou. Esse trecho seria a parte que liga a capital paulista a Campinas, no interior de São Paulo.O projeto completo do TAV, que ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, tem prazo estabelecido no edital para ser concluído em até seis anos.
O leilão de concessão está marcado para 29 de julho, sendo 11 de julho a data-limite para a entrega das propostas. Inicialmente, o leilão seria em 16 de dezembro do ano passado, mas foi adiado pela ANTT para 29 de abril, sendo que no início daquele mês a data foi novamente postergada. Figueiredo participou hoje, em São Paulo, do seminário Infraestrutura de Transporte no Brasil. Fonte: Agência Estado
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