Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

26 de novembro de 2013

SP amanhece com falha na CPTM e protesto na zona leste

Protesto fecha a Radial Leste nos dois sentidos na manhã desta terça-feira (26) Reprodução/Rede Record

Um trem da linha 11 - Coral (Estudantes/Luz) apresentou problemas às 5h35 desta terça-feira (26), na estação Guaianases, na zona leste da capital. Segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a circulação não foi prejudicada.     
   
A composição teve uma falha técnica quando trafegava no sentido Luz. Os passageiros desembarcaram na estação seguinte, a José Bonifácio, e prosseguiram viagem no próximo trem. A composição defeituosa foi recolhida para reparos.

As linhas de ônibus e metrô operam normalmente, segundo a SPTrans (São Paulo Transporte) e a Companhia do Metropolitano.

Protesto

Cerca de 50 pessoas fecharam a rua Doutor Luís Aires (Radial Leste), na altura da avenida Águia de Haia, em frente a estação Arthur Alvin do metrô, zona leste de São Paulo, na manhã desta terça-feira. Duas faixas de cada sentido da via foram bloqueadas desde às 5h46 devido à uma manifestação. Por volta das 8h40, a via já se encontrava liberada, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). 
Os manifestantes são contra uma reintegração de posse que pode ocorrer em alguns prédios da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) na quarta-feira (27). Vários ônibus foram usados pelo grupo para bloquear a via. A SPTrans enviou um fiscal ao local para verificar a situação. Por enquanto, não houve alteração no itinerário das linhas que transitam pela avenida.

Opções
Como a Radial Leste foi interditada nos dois sentidos, na altura da avenida Águia de Haia, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda que os motoristas evitem a região. 
O motorista que já estiver na região, pode entrar na avenida Águia de Haia, pegar a avenida São Miguel e seguir no sentido centro, que é o mais movimentado neste horário. 

Previsão
A capital amanhece com céu nublado e sem chuva. Imagens do radar meteorológico mostram ausência de precipitação, apenas ocorrência de garoa em pontos isolados. As informações são do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo.

A temperatura permanece estável. A cidade registra a média de 17ºC. A taxa de umidade relativa do ar está próxima de 100%. Os aeroportos de Congonhas, na zona sul e de Cumbica, no município de Guarulhos, Grande São Paulo, registram céu nublado e termômetros marcando 19ºC e 18ºC, respectivamente.

A temperatura máxima prevista durante o dia chega aos 25ºC, em função dos curtos períodos de sol. A partir da tarde, voltam a ocorrer pancadas isoladas com potencial para a formação de alagamentos. As taxas de umidade relativa do ar variam entre 60% e 92%. 

A quarta-feira (27) será marcada por maior predomínio de sol e termômetros em torno dos 18ºC nas primeiras horas da manhã. O tempo mais seco desde o amanhecer provoca a elevação das temperaturas, que chegam facilmente aos 27ºC. Por causa do calor e da entrada da brisa marítima, a partir do fim da tarde ocorrem pancadas de chuva de forma isolada em bairros da capital e cidades vizinhas da Grande São Paulo. Os percentuais de umidade relativa do ar declinam levemente e oscilam entre 55% e 90%.