17 de novembro de 2013

Expansão da CPTM até Varginha, na zona sul da capital, tem início

Linha 9-Esmeralda terá mais 4,5 km, e cerca de 110 mil pessoas serão beneficiadas

Cerca de 110 mil pessoas moradoras de bairros do extremo sul da capital vão contar com mais 4,5 km e duas estações da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A linha, que liga Osasco ao Grajaú, será estendida até Varginha. Além da estação Varginha, será construída também a estação Mendes. As obras começaram neste sábado, 16.

"O lote 1 tem 2,5 km, vai do Grajaú até Vila Natal-Mendes. Depois, o lote 2 - são dois consórcios para ganhar tempo, trabalham simultaneamente - vai de Vila Natal até Varginha", explicou o governador Geraldo Alckmin, que também falou das vantagens do transporte sobre trilhos: "o trem não é poluente, é elétrico, é mais rápido, não tem semáforo, chega a 80 km/h. Este é o caminho, transporte sobre trilhos, de alta capacidade, de qualidade e atender a todo mundo que precisa".

Os bairros beneficiados serão Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. Com a CPTM, o tempo de viagem dos moradores destes bairros até a região central da capital será reduzido.

As duas novas estações terão itens de acessibilidade como piso podotátil, banheiros adaptados, comunicação em braile, elevador, rampas e escadas rolantes, além de bicicletário. O investimento é de R$ 633 milhões, incluindo as obras civis, os sistemas de sinalização, desapropriações, entre outros.

Expansão do transporte sobre trilhos

Atualmente, a CPTM possui mais de 260 km de trilhos que interligam 22 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. A média de passageiros transportados por dia é de 2,7 milhões, e muitas vezes este número é ultrapassado. "Batemos um novo recorde agora na véspera de feriado, quinta-feira, transportando num só dia, na CPTM, fora Metrô, 3 milhões e 19 mil passageiros", afirmou Alckmin.

Nos próximos dias serão iniciadas as obras de duas estações em Guarulhos. "Vamos fazer [a estação] Cecap e [a estação no] Aeroporto de Cumbica. São mais 12 km", disse o governador. "Vamos chegar a quase 300 km de trens no ano que vem. E o Metrô, que está em 74 km, estamos trabalhando para chegar a 112 km e deixar 70 km em obras", completou.

Do Portal do Governo do Estado
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205