Situações das Linhas
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operação Regular
7 Linha 7-Rubi
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operação Regular
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Status: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Operação: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
10 Expresso L10
Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 12/08/2025, 11:23
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são sempre postadas e atualizadas no perfil do Diário no Twitter.

Secretário: CPTM sofre com 'tsunami' de passageiros da linha 4

O secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, disse nesta quinta-feira que o início das operações em tempo integral da linha 4-Amarela do metrô (Butantã-Luz), em setembro do ano passado, provocou um "tsunami de passageiros" que passaram a utilizar os serviços da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o que fez com que o órgão tivesse de acelerar as obras de melhorias do sistema. Somente entre outubro de 2011 e março de 2012, a CPTM ganhou 1,2 milhão de novos usuários, saltando para 2,7 milhões de passageiros que se locomovem de trens todos os dias.


"A CPTM está tendo que se desdobrar para lidar com esse 'tsunami' que aconteceu. (...) Foi um tsunami, e nós estamos administrando", afirmou Fernandes, em entrevista convocada para explicar o tumulto ocorrido hoje pela manhã na estação Francisco Morato, da linha 7-Rubi da CPTM, após uma pane.


De acordo com o secretário, embora a companhia já se preparasse para essa demanda, surpreendeu a rapidez com que ela ocorreu. De acordo com ele, os atrasos para a realização das obras da linha 5-Lilás do Metrô também contribuíram para sobrecarregar os trens, mas não há falta de investimentos no setor.


"Não está parado em nada os investimentos", ressaltou. "O que está havendo é uma migração forte para os trilhos. (...) A demanda reprimida é muito grande e nós pagamos o preço do nosso sucesso. Nós tiramos muita gente dos ônibus", acrescentou o secretário dos Transportes.


Uma das linhas mais afetadas por esse "tsunami" de passageiros foi a linha 9-Esmeralda da CPTM, cujo aumento de passageiros foi de 58% entre dezembro de 2010 e dezembro do ano passando, saltando para 520 mil usuários por dia.


Para lidar com essa sobrecarga de passageiros, a CPTM decidiu suspender, por nove domingos, a circulação de trens na linha 9, para poder acelerar as obras para a melhoria do sistema, sobretudo na parte elétrica. A medida, chamada de "ação de ataque", também deve ser implementada na linha 8-Diamante da CPTM, em junho, e na linha 7-Rubi, em julho. "Nós precisamos ter outros meios de transporte em São Paulo", disse.


O secretário negou, porém, que o número de falhas registradas no sistema de trens esteja acima do normal - em 2012, já foram registradas 15 panes "notáveis", ou seja, que afetaram os passageiros. "Está dentro dos parâmetros internacionais", disse.


Fonte: Terra



Fotos do caos na Linha 7-Rubi
Curta nossa pagina no facebook


2 comentários:

Unknown disse...

bem simplismente culpadado nao é toltamente o governo do estado de sao paulo em deixar as estacao de trem onibus e metro lotado e sim as empresas privadas e publica q gostam de zuar com a cara de seus funcionarios e mandar eles trabalharem longe da sua casa! essa é a verdade o metro e a cptm deveriam processar essas empresas q gostam d colocar os funcionarios longem de suas casas pq se tomamos essa iniciativa isso sera menos lotacao e acidentes

Grato Caio Angelo

Unknown disse...

bem simplismente culpadado nao é toltamente o governo do estado de sao paulo em deixar as estacao de trem onibus e metro lotado e sim as empresas privadas e publica q gostam de zuar com a cara de seus funcionarios e mandar eles trabalharem longe da sua casa! essa é a verdade o metro e a cptm deveriam processar essas empresas q gostam d colocar os funcionarios longem de suas casas pq se tomamos essa iniciativa isso sera menos lotacao e acidentes

Grato Caio Angelo

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com